Vasco bate o Cruzeiro e livra rivais Botafogo e Fluminense do rebaixamento
A vitória do Vasco sobre o Cruzeiro em São Januário foi um ótimo negócio para o futebol do Rio. Além de matematicamente manter a remota chance de alcançar uma vaga na Libertadores, o cruz-maltino livrou os rivais Fluminense e Botafogo de qualquer chance de rebaixamento. A vitória por 1 a 0, por outro lado, aumenta o calvário do time mineiro, que vê a Série B cada vez mais próxima.
Faltando seis pontos em disputa (duas rodadas), Botafogo e Fluminense têm 42 pontos, enquanto o Cruzeiro estacionou em 36. A questão é que a equipe agora treinada por Adilson Batista, que estreou nesta segunda-feira, não conseguirá ultrapassar os cariocas no número de vitórias, por mais que alcance o milagre de vencer Grêmio e Palmeiras, os jogos que lhe restam. Agora, a briga lá embaixo se restringe a Cruzeiro e Ceará (38 pontos).
Ao Vasco joga sério pensando em ganhar o máximo possível da premiação pela colocação final. Chegar à Libertadores só será possível, por exemplo, se o Corinthians, hoje em oitavo, não pontuar mais.
O jogo em São Januário foi divertido para o torcedor vascaíno. O gol de Guarín aos nove minutos do primeiro tempo deu a tranquilidade que a arquibancada precisava para, além de incentivar o time da casa, provocar o adversário desesperado.
O Vasco ainda reclamou de um pênalti sobre Marrony, anulado depois que Wilton Pereira Sampaio foi acionado pelo VAR. Mas isso não fez falta. O time saiu ileso da pressão desordenada do Cruzeiro no segundo tempo. Como contraste, o lateral-direito Orejuela deixou o campo em lágrimas.