Transparência? São Paulo esconde lesões e atualizações de jogadores machucados
Tricolor parou de informar a situação dos atletas em seus boletins diários e até na lista oficial de desfalques
A transparência era uma das principais promessas de campanha de Julio Casares no período anterior às eleições do São Paulo em 2020. Segundo palavras da própria chapa do atual presidente, Juntos Pelo São Paulo, caso assumisse o cargo ele iria “aumentar espaços de comunicação do clube com a comunidade são-paulina (sócios, conselheiros e torcedores”.
Casares prometeu também “criar os programas ‘Live com o Presidente’ e ‘Live com o Conselho’, transmitido através das redes sociais do clube, gerando proximidade com a audiência, possibilidade de interação imediata e medição de temperatura sobre temas e notícias”. O mandatário não botou em prática nenhuma dessas ideias.
Além disso, o São Paulo começou a esconder lesões. O Anotações Tricolores foi o primeiro a perceber isso, ainda em 2023, e segue monitorando possíveis situações até hoje. O Vamo São Paulo repassa todas que aconteceram até o momento.
Young – 2023
O primeiro caso aconteceu com um jogador de pouco destaque. Na época, o jovem goleiro era o quarto na hierarquia da posição e vinha fazendo a pré-temporada com os profissionais. No dia 24 de janeiro, porém, ele parou de aparecer nas imagens das sessões de treino e “sumiu” por dois meses. Em abril, novo sumiço – de um mês.
Em entrevista coletiva após vitória sobre o Vasco, no fim de maio (21:20 no vídeo abaixo), o então treinador Dorival Júnior revelou “lesão muito séria” do arqueiro. O São Paulo não colocou Young na lista de desfalques em nenhum momento.
Talles Costa – 2023
Depois de um jogo do Campeonato Paulista contra o São Bernardo, o elenco recebeu folga de dois dias. No retorno, o meio-campista Made In Cotia sumiu de fotos e vídeos divulgados pelo clube nos quatro treinos seguintes. Aí, então, o Tricolor divulgou um trauma no joelho direito do garoto – que já havia até passado por cirurgia.
Talles só voltaria a atuar pelo time seis meses depois, em agosto.
Gabriel Neves – 2023
Antes das quartas de final do Paulistão, o uruguaio apareceu treinando normalmente. No entanto, esteve ausente das seis sessões posteriores e também não foi colocado como desfalque.
Em seu retorno, uma fonte da Barra Funda confidenciou ao Anotações Tricolores que ele só estava cumprindo um “controle de carga individual mais severo”, mas Neves ficou fora de ação por mais de um mês.
Erison – 2023
Nas vésperas do início do Brasileirão, Erison sofreu estiramento na coxa esquerda. Na semana seguinte, o São Paulo informou que ele havia começado a transição para o gramado. Contudo, sumiu das imagens em duas ocasiões diferentes.
Foi no meio de um período que o centroavante ficou mais de três meses sem atuar, entre abril e julho. Quando voltou, se machucou novamente.
Pedro Vilhena – 2023
O jovem meia-atacante teve pouquíssimas oportunidades no ano passado, mas sempre marcava presença nos treinamentos. A partir do começo de outubro, porém, sumiu e não apareceu mais até o fim da temporada.
Pouco tempo depois, a Planner Stars, empresa dedicada à gestão patrimonial e financeira de atletas, publicou uma imagem do atleta vestindo uma bota ortopédica. O Tricolor não listou Pedro como desfalque neste intervalo.
Rodriguinho – 2023
Rodriguinho também parou de aparecer nas fotos e vídeos do clube duas vezes – em quatro treinos de outubro e cinco de novembro.
Posteriormente, o São Paulo revelou lesão do jogador, mesmo não tendo anunciado em “tempo real”.
Replay em 2024?
Durante as preparações para as quartas de final do Paulistão, contra o Novorizontino, o Tricolor resolveu fazer mistério quanto à escalação. Sendo assim, parou de atualizar o status de todos os jogadores que estavam no departamento médico, independente do estágio. Somente antes do jogo, descobrimos que Patryck e Moreira não estavam disponíveis. De acordo com o Anotações, Young teve nova contusão escondida pelo time. Um longo sumiço de Negrucci também chama atenção.
Após a eliminação, no entanto, o São Paulo ainda não deu novas informações sobre as situações de Calleri, Ferreira, Wellington Rato, Moreira, Nikão e Luiz Gustavo – ou, bate na madeira, outros. O camisa 47, por exemplo, saiu após marcar o gol de empate no último domingo (17) e sequer foi mencionado depois disso.
Seguimos no aguardo de atualizações e também de mudanças de postura, para que o São Paulo passe a informar seu torcedor com a verdadeira transparência que o presidente prometia anos atrás.