Técnico do Santos, Diego Aguirre diz que conta com Marcos Leonardo e Soteldo para sair da crise
Substituto de Paulo Turra, demitido após o Santos entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão, o técnico Diego Aguirre comandou o primeiro treino no CT Rei Pelé nesta quarta-feira (9).
“Me sinto um pouco brasileiro por tudo que vivi como jogador e treinador. Sei que o clube passa por um momento difícil, mas tenho total confiança que podemos superar isso. Estou acostumado a trabalhar com essa pressão típica de clubes grandes como o Santos e vou dar o máximo para sair dessa. A prioridade é pensar no jogo de domingo contra o Fortaleza, será a primeira de 20 finais. Temos que melhorar, fazer os jogadores recuperarem bons momentos que tiveram anteriormente. Vamos tentar montar um time competitivo, forte, sólido e que tenha convicção. “
– Diego Aguirre, técnico do Santos
Na Baixada Santista Aguirre reencontra alguns jogadores conhecidos, como o meio-campista Nonato, com que trabalhou no Inter e disse ser “um bom jogador”, e o atacante Julio César Furch, que enfrentou quando trabalhou no futebol mexicano.
Além deles, o Alvinegro Praiano contratou na última janela de transferências o zagueiro João Basso, o lateral-esquerdo Dodô e o meio-campista Jean Lucas. O clube ainda pode buscar reforços que estejam livres no mercado.
“Como a janela fechou temos menos possibilidades, então para chegar alguém teria que ser uma situação especial, algo que não descarto.”
– Diego Aguirre sobre contratações
Soteldo de volta, Lucas Lima e Nonato em campo
Afastado por indisciplina na época de Turra, o venezuelano Soteldo reapareceu no gramado.
“Não fui eu que pedi a reintegração, cheguei e ele estava no treino. Sei que é um jogador importante e que tem qualidade. Vamos ver o que ele mostra nos treinos e jogos e se tiver bom rendimento pode estar no time. Depende dele, se estiver comprometido, treinar bem…”
– Diego Aguirre sobre Soteldo
Um dos problemas que Aguirre tem para resolver é a questão de Marcos Leonardo. Artilheiro do time, o camisa 9 tem proposta da Roma e não participou do treinamento porque estava “sem cabeça”, segundo informaram jornalistas que acompanham de perto o dia a dia do Peixe.
“Ainda não conversei com ele e vou fazer de tudo para que se sinta bem. É preciso ter muito cuidado porque tem muitas coisa envolvida. Já fui jogador e compreendo o lado dele, que tem nas mãos uma oportunidade para ele e a família. O Santos precisa dele, ninguém tem dúvida de que é um craque. Gostaria que ficasse comigo e vou ajudar ao máximo para que ele possa fazer 20 gols e ser vendido quando tiver 30, e não com 10. Se ele fica talvez apareça algo muito melhor depois. O clube precisa de dinheiro, a saída de jogadores é normal, são coisas que fazem parte do futebol.”
– Diego Aguirre sobre Marcos Leonardo
Substituto imediato de Marcos Leonardo, Deivid Washington está fora dos planos. Ele tem propostas de clubes como Chelsea e Monaco. O próprio Aguirre declarou que a situação dele estava resolvida antes do uruguaio chegar.
“A primeira pergunta de todos os técnicos que chegam ao Santos é saber quais os meninos estão se destacando, quem é o novo Neymar (risos), gera essa expectativa porque tem muito jogador incrível que sai daqui. Estou aberto para conhecê-los e espero que possam ajudar o time. Vamos aos poucos neste começo, até pelo momento de dificuldade e pressão, mas eles terão espaço e ajudar o clube, como já é tradição.”
– Diego Aguirre sobre os Meninos da Vila
Quando é a estreia de Diego Aguirre como técnico do Santos?
A diretoria trabalha nos bastidores para regularizar a situação do uruguaio. Se tudo der certo, a tendência é que Diego Aguirre fique à beira do campo no jogo contra o Fortaleza, no domingo (13), às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.