Santos é o único dos ‘quatro grandes’ a vencer na estreia do Paulistão 2023; veja resumo da rodada
“Devagar, quase parando”.
Assim foi o início do Campeonato Paulista de 2023, que teve sua primeira rodada concluída, na noite deste domingo (15), com o empate sem gols entre São Paulo e Ituano no Morumbi. A partida entre Tricolor Paulista e Galo Rubro-Negro foi uma das duas que terminaram com o placar inalterado, contribuindo para a baixa média de gols marcados na jornada inaugural do Estadual: apenas 1,75 gol/jogo.
O outro empate sem gols na primeira rodada do Paulistão envolveu justamente o atual campeão do torneio, o Palmeiras, que não conseguiu sair do zero diante do São Bento no Allianz Parque. Vale destacar que o Verdão entrou em campo com força máxima, ou seja, sua equipe considerada titular. Mas Dudu e companhia não estiveram em uma jornada inspirada no último sábado.
O mesmo podemos dizer sobre o Corinthians, que teve atuação pobre neste domingo, sendo superado de forma justa pelo Red Bull Bragantino. Mais organizado, o Massa Bruta levou perigo e testou Cássio diversas vezes, persistência premiada na reta final do confronto através do gol do sempre confiável Artur. O novo técnico do Timão, Fernando Lázaro, não conseguiu escapar das críticas da Fiel.
No fim das contas, o Santos acabou sendo o único dos “quatro grandes” do Estado a vencer na estreia do Paulistão. Sob comando do recém-chegado Odair Hellmann, o Peixe contou com gols de Marcos Leonardo e Lucas Braga – este último já nos acréscimos -, para vencer o Mirassol de virada por 2 a 1. O jogo na Vila Belmiro foi marcado por inúmeras e emocionantes homenagens ao Rei Pelé.
O craque da rodada veste grená
O grande nome da primeira jornada do Campeonato Paulista de 2023 saiu da partida entre Água Santa e Ferroviária: trata-se de John Kennedy, jovem centroavante do time de Araraquara. Cedido ao clube via empréstimo – seus direitos econômicos pertencem ao Fluminense -, o “moleque de Xerém” brilhou com três gols no confronto, anotados de forma consecutiva em um intervalo de apenas 15 minutos, selando a vitória da Ferroviária por 3 a 1 (de virada).