Ronaldo: ‘O Barcelona não me valorizou como eu pensava’
Brasileiro revela que concordou em assinar um novo contrato para permanecer na Espanha, em 1997, antes de se transferir para a Inter de Milão em um contrato recorde
Ronaldo, lenda brasileira, revelou que concordou em assinar um novo contrato para permanecer no Barcelona em 1997. O atacante, em entrevista ao DAZN da Itália, afirmou que o clube não o valorizou e que estava feliz na cidade.
– Assinei uma renovação de contrato no final da temporada e fui embora com a seleção brasileira. Cinco dias depois, eles me ligaram para dizer que eu não poderia renovar. Nunca esteve em minhas mãos. Eu queria ficar. Se o clube não me valorizou como eu pensava, a decisão não estava em minhas mãos. Eu gostaria de ter ficado, mas não dependia de mim – revelou.
O colapso nas negociações levaria a uma mudança recorde na Inter de Milão, antes de retornar à Espanha, em 2002, para se juntar ao Real Madrid, principal rival do Barcelona.
Ronaldo marcou 47 gols em 49 jogos em seu único ano em Barcelona. Cinco temporadas em Madri trariam 177 jogos, 104 gols e um título na Liga Espanhola.
– Joguei ao lado de Roberto Carlos pelo Brasil, e ele me contou tudo o que Madrid representava e o que experimentaria lá. Isso ficou na minha mente e, depois de alguns anos, eu queria ver com meus próprios olhos. Vim para Madri e era ainda maior do que Roberto me dissera, maior do que eu podia imaginar. É o Real Madrid. Há uma grande expectativa e muita pressão. Existem também, é claro, os melhores jogadores do mundo. Fiquei encantado ao descobrir que era um clube tão grande e que eu poderia ajudar o clube a ser ainda maior – comentou.
Ronaldo também falou sobre os ‘galáticos’ do Real.
– Havia muita expectativa sobre esse grupo de ‘galáticos’. No final, exibimos muita habilidade, fomos uma geração vencedora e mudamos a maneira de fazer negócios no futebol. Desde então, todos os clubes geraram mais dinheiro e venderam melhor seus jogadores. Essa foi a grande mudança em uma nova era do futebol – disse.
Ao ser perguntado sobre sua melhor fase, o atacante se esquivou e disse que gostou de todas.
– Não sei dizer qual versão minha foi a melhor. Eu gostei de todos (os times), é claro. Adoro jogar futebol e adoro futebol. Eu acho que é mais uma pergunta para os fãs. Tentei ser o melhor que pude ao longo de toda a minha carreira – concluiu