Neugebauer tem quinta-feira perfeita e vence no retorno da Porsche Cup à Argentina
Werner Neugebauer havia sido o último piloto a vencer na Porsche Cup Brasil na pista de Termas de Río Hondo na última passagem da categoria em solo argentino, em 2017. E, nesta quinta-feira (11), quando foi disputada a primeira prova da quarta etapa da temporada 2022, o piloto do Porsche 992 #8 manteve a escrita ao vencer novamente no belíssimo circuito de 4.805 metros. Mais do que isso, para o piloto gaúcho, foi um reencontro com a vitória, já que ele ainda não havia vencido no atual campeonato – e o fez em grande estilo, com pole position, liderança de todas as voltas e melhor volta da corrida.
Largando em primeiro, Neugebauer deu até a impressão de que perderia a ponta na largada, mas conseguiu se recuperar aproveitando a preferência para a primeira curva, à direita. Atrás dele, no entanto, quatro carros se envolveram em um toque e que causou a entrada do safety car.
A intervenção durou três voltas até que fossem retirados os carros dos envolvidos: Miguel Paludo, Sylvio de Barros, Franco Giaffone e Alceu Feldmann – este conseguiu ainda ir até os boxes, mas não pôde prosseguir.
Na retomada, Werner manteve a ponta seguido por Elias, enquanto Pedro Aguiar perdeu o terceiro posto para o líder do campeonato Marçal Müller. Neugebauer teve Enzo Elias o tempo todo em seu encalço, em uma diferença que variava entre 0s6 e 1s1, e abrindo do restante do grid. Tanto que no resultado final a vantagem do primeiro para o segundo colocado foi de apenas 0s874; do primeiro colocado para o terceiro, Müller, 5s711, e 6s288 para o quarto colocado Pedro Aguiar.
Com pista bastante larga, as disputas por posição aconteceram o tempo todo, com os pilotos apostando nas fortes frenagens, especialmente da curva 6, após a longa reta oposta, de 1.070 metros, e que representa a maior redução de velocidade do traçado de 4.805 metros: de 260 para 80 km/h – um desafio extra aos discos de freio que a Fremax fornece à Porsche Cup Brasil.
O final causou um pouco de confusão entre os dois primeiros colocados da prova. Ao abrir o que seria a última volta, a bandeira quadriculada foi mostrada encerrando a corrida, embora ainda faltasse um giro. Com a informação baseada na cronometragem de que ainda era a última volta, mas tendo recebido a bandeirada, Neugebauer e Elias prosseguiram disputando a vitória, até que no meio da volta ambos foram informados de que a prova havia sido, de fato, encerrada.
“Estou praticamente fora da luta pelo título, mas é muito bom vencer, converter a pole position, o que eu não havia conseguido fazer no Velocitta, mas foi muito bom. Meu foco neste ano é ser campeão do Endurance, e o que fizemos hoje prova que temos um bom ritmo. Dentro do carro, a informação que eu tinha pelo rádio com dados da cronometragem era a de que faltava mais uma volta”, falou.
“Quando passamos para abrir a última volta, recebemos a bandeirada. Alguém errou, mas o que importa é a vitória. Ficou um pouco daquele anticlímax – para de acelerar? Vou, não vou -, demora para comemorar, mas vitória é vitória. Aqui em Termas a gente tem uma freada muito forte, que vai da velocidade máxima da pista e faz a segunda curva mais lenta. São freadas que exigem muito dos freios e dos pneus dianteiros, mas o carro se manteve bem durante todo o tempo”, completou.
A largada da segunda corrida da Porsche Cup Brasil, categoria Carrera Cup, acontece às 13h30 desta sexta-feira (12) e o grid obedece a ordem de chegada da prova desta quinta, com a inversão dos sete primeiros colocados. Assim, Rodrigo Mello larga da primeira posição. A prova terá transmissão ao vivo pelo SporTV3 e no YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.
O top-10 da primeira prova foi formado por Neugebauer, Elias, Müller, Aguiar, Lucas Salles, Lineu Pires, Rodrigo Mello, Marcelo Hahn, Nelson Monteiro e Renan Pizii.