NBA elege os melhores jogadores por posição da temporada
Com metade da temporada regular disputada, a NBA realizou uma pesquisa com membros da imprensa que elegeram os melhores jogadores por posição. Divulgada na terça-feira (10), a votação contou com 30 jornalistas que representam cada mercado da liga. Eles, então, responderam questões sobre as melhores equipes, atletas e treinadores.
Com isso, Nova York e Los Angeles tiveram dois representantes. Para o resultado, portanto, a NBA baseou as porcentagens no total de 30 votos para cada pergunta.
Assim, Luka Doncic foi eleito o melhor armador. O astro do Dallas Mavericks, afinal, recebeu 80% dos votos. Vale lembrar que ele lidera a NBA em pontos por jogo. Atualmente, soma 34.3 por noite. Suas médias, aliás, beiram o triplo-duplo. São 8.9 rebotes e 8.7 assistências por partida.
A diferença em relação a outros armadores votados é gritante. O segundo mais mencionado, foi Stephen Curry, com apenas 10%. Além dos astros, Ja Morant (7%) e Tyrese Haliburton (3%) também apareceram.
Para ala-armador, o escolhido foi Donovan Mitchell. Além da atuação histórica de 71 pontos pelo Cleveland Cavaliers, o craque faz uma ótima temporada. São 29.3 pontos por jogo com 48.9% de aproveitamento em arremessos de quadra.
Com 62% dos votos, Mitchell também teve ótima vantagem em relação aos concorrentes. O segundo mais escolhido foi Devin Booker, com 17%, seguido por Jaylen Brown, com 7%.
O ala mais votado foi Jayson Tatum. Na última atualização da corrida ao MVP, o astro do Boston Celtics aparecia como segundo melhor classificado. De fato, ele faz uma grande temporada. Afinal, 30.8 pontos e 8.1 rebotes por partida.
Com menos jogadores votados nesta posição, apenas Kevin Durant apareceu com um número relevante para melhores alas da temporada da NBA. O veterano do Brooklyn Nets, então, teve 28% das escolhas dos jornalistas.
O primeiro MVP a aparecer no time ideal é Giannis Antetokounmpo. Entrando como ala-pivô desta seleção, o craque do Milwaukee Bucks faz mais uma temporada dominante. Com 31.7 pontos, 11.8 rebotes e 52.7% nos arremessos, ele figura como um dos favorito ao prêmio.
Antetokounmpo, assim, recebeu 72% dos votos totais. Novamente, o concorrente para a posição foi Kevin Durant. Segundo mais escolhido, o astro do Nets foi escolhido por 14% dos entrevistados.
Por fim, sem muita surpresa, Nikola Jokic foi selecionado como melhor pivô da temporada. MVP das últimas duas campanhas, o líder do Denver Nuggets, foi eleito com o maior percentual da pesquisa. Isso porque, 86% dos participantes o elegeram.
Seu principal concorrente foi Joel Embiid. O camaronês do Philadelphia 76ers recebeu 14% dos votos. Apesar de ótima campanha, o pivô do Sixers teve páreo duro. Jokic, afinal, lidera a corrida ao MVP de 2022/23. Mesmo não tento a mesma quantidade de pontos por jogo, o sérvio compensa em outros quesitos.
Na atual temporada, o pivô do Nuggets tem média de 25 pontos por jogo. No entanto, soma 10.8 rebotes, 9.7 assistências e 1.4 roubo de bola. Além disso, tem um incrível aproveitamento de 61.6% nos arremessos de quadra.
Outras votações
Além de eleger o quinteto ideal da temporada, os jornalistas votaram em diversos quesitos. Para vencer o MVP da temporada, o mais votado foi Luka Doncic, com 43%. Para Calouro do Ano, Paolo Banchero foi quase unânime. O novato do Orlando Magic recebeu 97% dos votos.
Foi escolhido também o possível Defensor do Ano. Nesta seleção, Brook Lopez levou a melhor, com 37%. Para sexto homem da liga, Russell Westbrook não apareceu entre os principais escolhidos. Assim, Jordan Poole foi o mais votado com 33%.
O mais votado para jogador que mais evoluiu na temporada, foi Lauri Markkanen. O ala-pivô do Utah Jazz faz uma temporada surpreendente. Como resultado, foi escolhido por 53% dos jornalistas. Por fim, o técnico do Brooklyn Nets, Jacque Vaughn, foi o preferido como melhor treinador.