Mercado do São Paulo: veja os reforços e saídas para 2024
Saiba tudo sobre as transferências do Tricolor para a próxima temporada: dispensas, quem fica, sondagens, empréstimos e mais
Após excelente 2023, que culminou com o título inédito da Copa do Brasil, o São Paulo já se prepara para 2024, estando muito ativo no mercado de transferências.
O Vamo São Paulo, então, traz um resumo das negociações do Tricolor para a próxima temporada. Quem já chegou, quem está no radar do clube, a lista de negociáveis, os empréstimos e mais. Hoje, inclusive, o time anunciou a contratação do meio-campista paraguaio Damián Bobadilla.
Reforços confirmados
- Erick, ponta ex-Ceará: primeiro reforço para 2024, Erick chega para dar opções nos lados de campo, posição carente no São Paulo nos últimos anos.
- Luiz Gustavo, volante ex-Al-Nassr: veterano de 36 anos, deve agregar em liderança e experiência para a disputa da Copa Libertadores.
- Damián Bobadilla, meio-campista ex-Cerro Porteño: jovem aposta, foi contratado para oferecer mais chegada como elemento surpresa. Atua como terceiro ou segundo homem no meio de campo.
Quem pode chegar
- Ferreira, ponta do Grêmio: São Paulo já tem tudo certo com o jogador, mas negociação com os gaúchos está difícil.
Quem está no radar
- Robert Renan, zagueiro do Zenit: com venda de Beraldo encaminhada, clube procura reposição no mercado. Negócio, porém, é improvável.
Quem já saiu
- Pato: pouco utilizado, não terá seu contrato renovado pelo São Paulo. Já se despediu nas redes sociais e ainda alfinetou o clube.
- Felipe Alves: goleiro se despediu sem entrar em campo em 2023.
- Raí Ramos: emprestado ao Ceará até o final de 2024.
- David: será devolvido ao Internacional e atrai interesse de clubes brasileiros. O atacante, no entanto, prioriza o futebol asiático.
- Erison: sofreu com lesões e não teve pouca continuidade. Voltará ao Botafogo, que não fará força para ficar com o jogador.
- Marcos Paulo: alvo de polêmicas com Rogério Ceni no começo do ano, perdeu espaço e rompeu ligamentos do joelho. O Tricolor já informou o Atlético de Madrid que irá devolvê-lo após a recuperação.
- Léo Silva: com apenas 45 minutos no profissional do São Paulo, esteve emprestado ao CRB e jogou poucas vezes. Passará o ano de 2024 no Volta Redonda.
Quem pode sair
- Beraldo: tem transferência encaminhada para o Paris Saint-Germain. Foi eleito Jogador do Ano pelo Vamo São Paulo.
- Pablo Maia: é alvo de clubes ingleses há mais de um ano. Brentford, Nottingham Forest e Fulham já manifestaram interesse no camisa 29. Deverá ser vendido caso receba boas propostas.
- Welington: quase virou jogador do CSKA Moscou-RUS em setembro, mas a janela europeia fechou antes que o acordo fosse selado. Zenit tem interesse.
- Nathan: recebeu proposta do Red Bull Bragantino e não deve atuar mais pelo São Paulo. O time procura aumentar o valor da venda.
- Juan: foi sondado pelo Ajax nas últimas semanas. Caso o São Paulo contrate um centroavante para a reserva de Jonathan Calleri, o jovem poderá perder espaço e ser negociado para gerar retorno financeiro.
- Gabriel Neves: pouco utilizado por Dorival e com atuações abaixo da média nas últimas vezes que entrou em campo, pode ser usado como moeda de troca em negociações por outros jogadores. Excesso de estrangeiros também pesa contra.
- Jhegson Méndez: um dos que menos recebeu oportunidades da nova comissão técnica, trocou de empresários recentemente em busca de transferência para a Europa. Deve começar 2024 de casa nova.
- Luan: fora dos planos do São Paulo, também poderá ser usado para viabilizar contratações. Foi especulado no Grêmio nas conversas por Ferreirinha.
- Pedro Vilhena: renovou com o clube há alguns dias, mas deve ser emprestado para ter mais rodagem e mostrar seu futebol.
- Matheus Belem: com apenas três jogos no profissional, também atraiu interesse do Red Bull Bragantino. Nas redes sociais, detalhou sua situação no clube e manifestou desejo de seguir no Morumbi.
- Walce: mais um zagueiro formado nas categorias de base, foi emprestado e logo devolvido pelo Juventude. Não joga pelo São Paulo desde 2019.
Renovações
- Lucas: renovação contratual por mais três anos praticamente confirmada. Anúncio é esperado na véspera de Natal.
- Caio Paulista: o diretor de futebol Carlos Belmonte comunicou, logo após a conquista da Copa do Brasil, que o São Paulo exerceria a opção de compra junto ao Fluminense. Única pendência é a forma de pagamento.
- Nahuel Ferraresi: acordo com o Grupo City foi feito em julho. Jogador ficará emprestado até janeiro, quando será comprado em definitivo.
- Pedro Vilhena: assinou novo vínculo, mas deve ser repassado para alguma outra equipe para a temporada 2024. Botafogo-SP seria um dos interessados.
Quem volta de empréstimo
- Nikão: retornará e será avaliado pela comissão técnica. Ex-camisa 10 tricolor já trabalhou com Dorival Júnior em outras duas ocasiões.