Líder de novo, mas com sufoco desnecessário; veja o resumo e a análise de Flamengo x São Paulo
Rubro-Negro vence a segunda no Brasileirão, chega ao primeiro lugar pelos gols marcados, mas toma pressão no fim
Parece que as críticas surtiram efeito e o Flamengo voltou a apresentar um futebol com mais vontade de vencer na vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão 2024, nesta quarta-feira (17), no Maracanã. No entanto, o time precisa matar os jogos quando tiver oportunidade. O torcedor não aguenta sofrer como sofreu no fim da partida após o gol do Tricolor.
O que deu certo para o Flamengo?
O Rubro-Negro fez dois mas poderia ter sido mais. O time parecia aquele da reta final do Carioca. Seguro, sem sofrer lá atrás e com muita consistência ofensiva. As jogadas surgiam de todos os lados.
Isso se deve muito a atuação de Pedro, Bruno Henrique e De la Cruz. O primeiro não marcou, mas foi responsável direto pelo segundo gol ao fazer uma jogadaça.
O segundo era o escape ofensivo do time. O camisa 27 chegava na frente da zaga Sãopaulina em quase todo lance.
O terceiro estava em todos os lados do campo. O uruguaio não desistia de nenhuma jogada e foi premiado com o gol.
O que deu errado para o Flamengo?
O time apagou no fim da partida e passou por um sofrimento desnecessário. Talvez tenha sido coincidência, mas depois das saídas de De la Cruz e Bruno Henrique o time caiu de produção. O fato de não ter matado o jogo quando podia deu ao São Paulo a oportunidade de botar fogo no jogo após o gol.
Não que o São Paulo tenha tido alguma chance muito clara no fim da partida, mas o Tricolor ficou mais com a bola e manteve o controle em busca de marcar o segundo. Foi um sufoco que não precisava passar, que poderia ter sido evitado, se o Flamengo matasse o jogo quando o Tricolor estava desnorteado.
Luiz Araújo calando os críticos
Um dos jogadores mais contestados pela torcida atualmente é Luiz Araújo. Apesar de ser um atleta muito aplicado taticamente e ser um atacante que também ajuda na defesa, o flamenguista tem pegado no pé por conta das suas decisões ofensivas.
No entanto, o camisa 7 mostrou seu potencial marcando um golaço, com um chute na gaveta depois de cortar um adversário.
Luiz iria ser poupado na partida de hoje, mas Everton Cebolinha se machucou e foi substituído pelo camisa 7.
Mais um de De la Cruz
Poderia ter sido um golaço de Pedro. O camisa 9 deixou Pablo Mais no chão com um bonito corte e chapou no cantinho, mas Rafael defendeu. Pior para o São Paulo que o onipresente De la Cruz estava lá e empurrou a bola para as redes. Foi o segundo gol do uruguaio com a camisa do Fla.
Flamengo sofre mais um gol de cabeça
O Flamengo não matou a partida quando poderia e sofreu sem necessidade no fim depois de tomar um gol do São Paulo, marcado por Ferreirinha, aos 34 do segundo tempo.
Foi o terceiro que o time comandado por Tite levou neste ano. Mas um ponto precisa ser mencionado: foi o terceiro de cabeça. A equipe mostra uma deficiência neste quesito que pode complicar algumas partidas no futuro.
Depois de três anos, Flamengo é líder de novo
Com essa vitória, a segunda em duas rodadas, o Flamengo assume a liderança do Brasileirão, com seis pontos. O São Paulo, ainda sem pontos, é o 19º colocado. É a primeira vez que o Rubro-Negro fica na ponta do campeonato mais importante do país desde 2020.
Próximos jogos
O Flamengo volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo. O Rubro-Negro visita o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo.