Liberty precisa convencer equipes de F1 sobre mudanças de motores para 2025-26
Visando uma mudança de regulamentos de motores da F1 para daqui cinco anos, Pat Symonds afirmou que cabe a Liberty Media convencer as equipes do que é melhor para elas.
A Liberty Media havia inicialmente tentado acabar com o complexo elemento MGU-H nas novas regras de 2021, mas não teve aceitação das equipes.
A proprietária dos diretos da F1 então optou por recuar e as regras de motores permanecerão as mesmas para 2021. No entanto, a Liberty Media e o consultor técnico Symonds estão pressionando por mudanças em 2025 ou 2026.
Symonds considera que a FIA só precisa provar para as equipes que as mudanças melhorarão as corridas.
“O que precisamos é de evidências para provar isso”, Symonds foi citado pelo ‘Crash.net’.
“Em termos de resistência à mudança, infelizmente todos são resistentes à mudança. Parece ser uma coisa natural. Pouquíssimas pessoas são dispostas às mudanças.
“Curiosamente, as pessoas de sucesso tendem a receber mudanças e lidar com elas muito melhor do que outras.
“Com as equipes, é um pouco diferente porque você precisa se lembrar do grande investimento envolvido também.
“Quando estávamos trabalhando nos regulamentos de 2021, devo dizer que os da frente eram mais resistentes e os de trás eram menos resistentes – bem, muito menos resistentes, eles apoiavam totalmente.”
Symonds espera que a FIA e a Liberty Media possam colaborar com as equipes sobre as regras dos motores, como fizeram com as novas regras aerodinâmicas para 2021.
“Estamos recebendo muito compartilhamento de plataforma cruzada, e nosso próximo grande projeto é a unidade de potência para 2025-2026, e o que estou tentando fazer é ver se conseguimos obter algo semelhante”, ele adicionado.
“Provavelmente na F1 – dentro da minha organização – não acho que reunimos um grupo da mesma maneira que fizemos com a aerodinâmica, porque é uma coisa muito diferente.
“Mas eu já falei com alguns dos fabricantes de unidades de potência sobre o assunto, eles estariam preparados para fazer alguma pesquisa cooperativa em determinadas áreas.
“Portanto, estamos vendo algumas mudanças importantes não apenas nos regulamentos da Fórmula 1, mas talvez mais importante na maneira como as pessoas pensam (dentro do esporte).”