Horner: “Equipes pequenas economizariam dinheiro comprando nosso carro”
Zak Brown acusou a Ferrari e a Red Bull, dizendo que eles estão pensando apenas em si mesmos, ao não aceitarem o limite do orçamento mais baixo, mas segundo Christian Horner, eles já estão pensando sobre as novas regras.
“De 2020 a 2021, já estamos congelando cerca de 60% dos carros, para que as equipes só possam apresentar algumas atualizações aerodinâmicas. Isso é bom, porque é assim que você reduz os custos, mas não entendo por que mantemos as novas regras para 2022. Isso coloca muita pressão nos custos para 2021”, disse Horner no Vodcast da Sky Sports.
Segundo Horner, também é muito mais importante olhar para os custos do que ajustá-lo com um limite de orçamento. “Esse limite é apenas sobre certos custos, mas é melhor olhar para o que as equipes têm de custos e ver como reduzi-los. Você não pode comparar equipes nesse sentido, porque os fabricantes fazem muito mais do que equipes pequenas”.
“As três principais equipes gastam mais, mas isso também ocorre porque fabricamos e desenvolvemos peças para as equipes menores. Portanto, você não pode ter o mesmo limite de orçamento. Eu acho que é melhor ter um limite para partes diferentes. Se desenvolvermos peças para as equipes, elas não precisam gastar nada com isso”.
De acordo com Horner, existe um sistema muito mais simples para tornar o esporte mais competitivo e interessante para as equipes pequenas. “Se as equipes pequenas puderem comprar nosso carro no final do ano, poderão eliminar todos os custos de desenvolvimento e produção. Isso economizará muito e você terá um grid mais competitivo”.
Desta forma, apenas McLaren e Renault estariam fora. Horner continuou: “Para todas as regras, há equipes que ficam fora do barco e precisam fazer uma escolha, esse é o caso. No entanto, você não pode definir um limite para todas as equipes, enquanto uma equipe trabalha mais que a outra”, concluiu Horner com firmeza.