França ganha desfalque de peso para jogo contra a Holanda e atleta não tem previsão de volta
O atacante foi substituído ao fim do segundo tempo e levantou preocupações sobre necessidade de cirurgia para solucionar lesão
Atual vice-campeã do mundo, a França estreou na Eurocopa 2024 na última segunda-feira (17), com vitória sobre a Áustria, por 1 a 0. O resultado magro, com gol contra de Maximilian Wöber, ilustra a dificuldade com a qual a equipe de Didier Deschamps conviveu ao longo da partida.
O time de Ralf Rangnick não se intimidou diante da qualidade dos adversários, manteve sua ideia central de realizar pressão no campo do adversário e conseguiu controlar boa parte do jogo dessa maneira, roubando a posse e utilizando faltas para impedir a saídas em velocidade dos rivais.
Ainda assim, foram os bicampeões mundiais que protagonizaram as melhores chances da partida. De acordo com o SofaScore, o time somou 2,13 expected goals, número quase três vezes superior ao que os oponentes apresentaram.
Para contrastar com o bom início da França, a notícia que Kylian Mbappé fraturou o nariz e deve ser desfalque para a partida contra a Holanda foi o que diminuiu a empolgação dos torcedores. Ele deixou o gramado na parte final do jogo, após choque com defensor austríaco em disputa aérea.
A informação de que o camisa 10 e capitão não deve figurar no próximo jogo foi divulgada pelo jornal AS, da Espanha. De acordo com a matéria, o atleta e a equipe médica da seleção acordaram que não optarão por cirurgia.
Para isso, ele disputará os jogos com uma máscara para proteger a região lesionada, prática relativamente comum no esporte. Entretanto, a tendência é que isso ocorra somente a partir do confronto diante da Polônia, na terceira rodada da fase de grupos. Por questões médicas, ele deve ser preservado do jogo da próxima sexta-feira (21).
Em entrevista, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Philippe Diallo, tranquilizou sobre a sequência do jogador na Eurocopa. Entretanto, afirmou que ainda não pode divulgar uma projeção de retorno para ele.
“As notícias foram bastante tranquilizadoras, pois não há operação de curto prazo. Quanto à sua participação no resto do torneio, é um pouco prematuro dar uma data exata“, disse o mandatário.
Dificuldade de Mbappé na Euro e cenário para o próximo jogo
A lesão no nariz que deve o tornar desfalque no próximo jogo da França é mais uma marca sobre o retrospecto ainda negativo de Mbappé na Eurocopa. Com a partida diante da Áustria, o atacante chegou a cinco jogos na competição e nunca balançou as redes.
Na última edição do torneio, em 2021, ele também passou em branco e amargou eliminação precoce nas oitavas de final, após disputa de pênaltis contra a seleção da Suíça. Essa curta amostragem é o que parece motivar o camisa 10 nas declarações recentes sobre o torneio ser mais difícil que a Copa do Mundo.
Olhado para o coletivo da França, Deschamps tem boas e diferentes opções para substituir seu principal jogador. Ele pode optar por manter Marcus Thuram mais fixo na esquerda e substituir o craque pelo experiente Olivier Giroud.
Outra opção é mover Thuram para o posto de centroavante e ter Kingsley Coman como ponta pela esquerda. Há ainda a possibilidade de outros nomes terem espaço como Randal Kolo Muani e Bradley Barcola.