Fórmula 1 quer experimentar novos formatos de corrida nesta temporada
Por causa da pandemia de coronavírus, a Fórmula 1 analisou muitas opções alternativas para preencher os fins de semana de corrida. Por exemplo, um fim de semana de corrida mais curto foi discutido, mas também se pensou em correr com um grid invertido. No final, a próxima temporada acontecerá da maneira usual, mas isso não descarta experimentos.
Uma corrida no sábado, onde o resultado determina o grid de largada no domingo, é uma ideia que foi sugerida várias vezes. Isso também aconteceu na Liberty Media e foi apresentado às equipes. No entanto, este não será um formato que será realmente aplicado, porque nem todas as equipes gostaram.
É o que diz Chase Carey ao ‘Formula1.com’: “Tivemos uma [ideia] que foi divulgada sobre um grid invertido [corrida no sábado para determinar o grid para domingo] com a qual nem todas as equipes estavam confortáveis. Fazendo alterações neste curto espaço de tempo requer unanimidade de apoio. Estamos mudando em tempo quase real durante a temporada, mas continuaremos analisando as ideias”.
Para evitar corridas que não fariam honra ao esporte, é necessário pensar cuidadosamente sobre quais conceitos podem e não podem ser usados. “Queremos garantir que não sejam truques. É um ótimo esporte, com grande história, grandes heróis, grandes estrelas, pilotos incrivelmente talentosos e outras pessoas, por isso queremos respeitar tudo”.
“Mas queremos ter certeza de que isso não significa que não procuraremos maneiras de fazer algumas mudanças. Até certo ponto, a temporada ser única oferece um pouco mais de oportunidade para tentar algo que acho que não faríamos a menos que pensássemos que era uma possibilidade real adicionar algo à corrida”.
“Acho que sempre queremos nos desafiar e ver se há outras coisas que podemos fazer para melhorar o esporte”.