Fluminense vai em busca do primeiro lugar geral da Libertadores; relembre quando isso aconteceu

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Tricolor ficou no primeiro lugar geral em 2008 e em 2012, mas justamente no ano do título fez uma campanha mediana

Fluminense começa sua luta rumo ao bi da América no próximo dia 3 de abril e terá o Alianza Lima (PER), Cerro Porteño (PAR) e Colo-Colo (CHI) em seu grupo na Libertadores 2024.

Apesar de ter adversários de tradição, o grupo do Tricolor não é um dos mais difíceis. Outros rivais brasileiros caíram em chaves mais complicadas, como o Flamengo, por exemplo, que vai enfrentar dois adversários na altitude.

O Flu fugiu de argentinos, altitude e de outro clube brasileiro nesta primeira fase. Portanto, as possibilidades de se tornar o primeiro colocado no geral passam a ser consideradas. O maior pontuador da primeira fase da Libertadores tem a vantagem de decidir todas em casa no jogo da volta da fase de mata-mata.

É vantagem ser o líder geral da Libertadores?

A última vez que um líder geral da fase de grupos foi campeão da Libertadores foi em 2020. O Palmeiras fez a melhor campanha da primeira fase, marcando 16 pontos e 15 de saldo de gols. Coincidentemente, nesta edição a final foi realizada justamente entre os dois times de melhor campanha na fase inicial: o Verdão e o Santos, que também fez 16 pontos, mas ficou em segundo pelo saldo.

FBL-LIBERTADORES-PALMEIRAS-SANTOS
Photo by SILVIA IZQUIERDO/POOL/AFP via Getty Images

Porém nem sempre é necessário realizar uma ótima campanha na primeira fase para ser campeão. Claro que a vantagem de decidir em casa é um ótimo atrativo, mas para o Fluminense isso não fez diferença. Na campanha do título em 2023, o Flu foi o oitavo colocado no geral. O pior líder de grupo, terminando a primeira fase com 10 pontos.

Por conta disso, apenas a partida de oitavas de final contra o Argentino Juniors foi decidida no Maracanã. As quartas e semi contra Olímpia e Internacional, respectivamente, tiveram o segundo jogo na casa do adversário.

FBL-LIBERTADORES-INTERNACIONAL-FLUMINENSE
Photo by MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

Quando o Fluminense foi líder no geral?

A primeira vez foi em 2008, quando o Tricolor fez 13 pontos em um grupo que tinha LDU (EQU), Libertad (PAR) e Arsenal de Sarandí (ARG). Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. No fim, o Tricolor acabou como vice-campeão do torneio continental perdendo justamente para a LDU na final.

Fluminense footballers leave the pitch a
Photo credit should read ARI VERSIANI/AFP via Getty Images

A escrita de ser eliminado para um time que fez parte do mesmo grupo continuou em 2012, quando o Time de Guerreiros teve pela frente Boca Juniors (ARG), Arsenal de Sarandí (ARG) e Zamora (VEN). Foram cinco vitórias e uma derrota, a melhor campanha do Fluminense na fase de grupos até hoje, com 15 pontos. A eliminação veio nas quartas de final, para o próprio Boca Juniors.

Argentinian Boca Juniors' Uruguayan Sant
Photo credit should read CHRISTOPHE SIMON/AFP/GettyImages
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte vamofluminense
você pode gostar também