Fifa define Mundial de Clubes de 2025 com participação do Flamengo
A Fifa definiu, neste domingo, as datas para o Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos. Essa será a primeira edição com 32 participações, e o Flamengo já está classificado.
A Copa do Mundo de Clubes, como tem sido chamada a competição pela entidade, está marcada para 15 de junho a 13 de julho. Esse torneio será disputado de quatro em quatro anos. A confirmação foi feita após reunião do Conselho da Fifa em Jeddah, na Arábia Saudita.
Com a definição das datas, fica a dúvida sobre como o calendário brasileiro será organizado em 2025. Serão 29 dias de competição. Quase um mês dos clubes nos Estados Unidos.
Premiação
A direção da Fifa projeta uma receita de 2 bilhões de dólares (R$ 9,8 bilhões) para o novo formato do Mundial de Clubes.
Segundo o jornal A Bola, de Portugal, a premiação para cada clube será de 50 milhões de euros (cerca de R$ 269 milhões). Essa informação não confirmada.
Classificados para o Mundial de Clubes 2025
Além do Flamengo, Fluminense e Palmeiras são os outros brasileiros já garantidos. A América do Sul ainda terá mais três vagas. Para o vencedor da Libertadores de 2024 e duas por um ranking baseado nos resultados da competição nos últimos quatro anos.
Times classificados:
- Uefa: Chelsea, Real Madrid e Manchester City
- Conmebol: Palmeiras, Flamengo e Fluminense
- Concacaf: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e León (MEX)
- AFC: Al Hilal (SAU) e Urawa Red Diamonds (JAP)
- CAF: Al Ahly (EGI) e Wydad Casablanca (MAR)
Distribuição das vagas:
- Europa: 12
- América do Sul: 6
- Ásia: 4
- África: 4
- América do Norte e Caribe: 4
- Oceania: 1
- País-sede: 1
Copa Intercontinental da FIFA
A Fifa também anunciou neste domingo a criação da Copa Intercontinental, que é parecido com o atual formato do Mundial. Essa competição será disputada anualmente.
Esse torneio vai continuar envolvendo os campeões continentais de cada temporada, mas não terá mais um representante do país-sede. Além disso, o campeão da Liga dos Campeões entrará direto na final.
Serão duas chaves. Na primeira, estão os campeões de África, Ásia e Oceania. Na segunda, da Libertadores e Concacaf. Os vencedores de cada uma se enfrentam na semifinal para decidir quem joga a decisão.