F1: Leclerc surpreso com observações de Hamilton sobre o RB19
Charles Leclerc, da Scuderia Ferrari, expressou surpresa com as observações feitas por Lewis Hamilton sobre o comportamento do carro de Max Verstappen da Red Bull no Grande Prêmio do México. Apesar das mudanças de conceito de meio de temporada realizadas por Ferrari e Mercedes, ambas as equipes se mostraram impotentes para impedir a Red Bull de reivindicar a vitória em todas as corridas, exceto uma, a caminho do título.
Max Verstappen foi responsável por 19 dessas vitórias, incluindo um recorde de 10 consecutivas de Miami a Monza, garantindo seu terceiro Campeonato de Pilotos consecutivo.
Hamilton aproveitou o forte desempenho da Mercedes em Austin para acompanhar de perto Verstappen durante a Sprint daquele fim de semana, onde aprendeu mais sobre os pontos fortes do RB19. “Acho que o único lugar em que estamos no nível deles é provavelmente em baixa velocidade”, explicou Hamilton após o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
“Nosso carro tem sido geralmente bom em baixa velocidade nos últimos anos. Mas quanto maior a velocidade, maior a separação que você vê, e é por isso que você os viu sendo tão rápidos em Suzuka.”
Hamilton acrescentou: “É sempre uma boa experiência estar atrás deles porque você pode ver em primeira mão onde o carro é mais forte e onde eles podem acelerar mais cedo que a maioria de nós. O carro se move muito menos, então a degradação dos pneus traseiros é muito mais fácil de gerenciar.”
No México, Leclerc terminou em terceiro, atrás da dupla, e revelou que o piloto da Mercedes compartilhou suas descobertas sobre o carro dominante da Red Bull. No entanto, Leclerc admitiu que ficou surpreso que Hamilton pudesse identificar tais detalhes do cockpit, preferindo conduzir sua análise usando filmagens de vídeo.
“Falei com Lewis após o México, onde ele me disse que pode ver exatamente onde o carro de Max é melhor”, disse Leclerc à Auto Motor und Sport. “Talvez isso seja verdade para ele, mas tenho que dizer que não consigo reconhecer os detalhes.”
Leclerc continuou: “Estamos falando de diferenças de milímetros na altura do solo ou no curso da suspensão. Você pode, claro, ver se um carro tem suspensão mais macia ou mais dura e em quais pontos ele ganha tempo em relação a você.”
A vitória de Verstappen no Autódromo Hermanos Rodríguez foi parte de uma sequência invicta de sete corridas no final do ano, concluindo com uma taxa de vitórias de 86%.
O holandês foi derrotado apenas uma vez – em Singapura – nas últimas 18 rodadas, mas Leclerc acredita que seria um erro pensar que Verstappen teve uma temporada fácil. “Isso seria muito injusto”, afirmou o piloto monegasco. “Claro que ele está em uma posição confortável hoje, mas ele teve que trabalhar muito para chegar lá. E eles simplesmente fizeram um bom trabalho para chegar onde estão agora. Eu respeito isso. Agora temos que fazer um trabalho igualmente bom para alcançá-los.”