F1: Collins aponta falta de confiança na McLaren como obstáculo para vitórias
Ao contrário de Red Bull e Mercedes, a McLaren não vence o campeonato de construtores da F1 desde 1998, e seu último título de pilotos foi em 2008, conquistado por Lewis Hamilton. Essa diferença se deve, em parte, às relações fortes e duradouras nas equipes, o ex-estrategista da Aston Martin e atual analista de estratégia da Sky sports e F1tv, Bernie Collins, acredita serem um ponto fraco para a McLaren.
“Mercedes e Red Bull parecem ter vantagem em termos de tomar decisões consistentemente boas como equipe. Se falarmos da Mercedes, um exemplo foi o erro da equipe de boxes ao chamar Hamilton em Silverstone, e eles se safaram porque, como equipe, as decisões são realmente boas, o mesmo acontece com Max e GP, por exemplo. Acho que é apenas a construção do relacionamento com Lando Norris que é bastante nova e parece não haver essa confiança,” afirmou Collins.
A falta de experiência recente em vitórias da McLaren também pode estar afetando o desempenho da equipe. Nesta temporada, a McLaren ganhou sua primeira corrida desde 2021, quando Lando Norris venceu o Grande Prêmio de Miami. Antes disso, eles não venciam desde 2012. No entanto, Collins não acredita que essa seja a maior falha da equipe.
“Não acho que seja porque a McLaren não tem a experiência disso, porque cada equipe, até mesmo as batalhas do meio do campo entre decisões fracas e fortes, é realmente difícil quando você está lutando pelos pontos. No final das contas, é uma diferença tão grande quanto a vitória versus o P2,” explicou Collins. Parece ser essa falta de confiança que a McLaren não tem, que está perdendo potenciais vitórias, como em Silverstone, quando Hamilton conseguiu a vitória,” acrescentou.
“Lewis está feliz em chamar a atenção da equipe de boxes, e a equipe de boxes está feliz em chamar a atenção de Lewis. Já ouvimos tantas vezes onde ele diz que não consegue e eles dizem que sim, então eles são um pouco mais, quase menos educados um com o outro, se dissermos assim,” disse Collins em comparação entre as duas equipes.
“Enquanto você sabe que com Lando é um pouco mais educado, é um pouco como ‘bem, o que você acha? O que você gosta? É tudo você primeiro, nós simplesmente não podemos ter isso. Só precisa ser, ‘esta é minha opinião e vou manter isso’ tipo de coisa. Só precisa de um pouco mais de trabalho,” concluiu