Dorival Júnior participou de outras rodinhas de pênaltis? Checamos
Treinador afirma que nunca fez parte da reunião dos jogadores antes de penalidades máximas. Veja como Dorival se comportou no Flamengo e São Paulo
Uma cena da eliminação do Brasil na Copa América ficou marcada. Antes das cobranças de pênaltis contra o Uruguai, o técnico Dorival Júnior foi flagrado fora da rodinha dos jogadores. As críticas seguiram o tom de “falta de comando”.
Nesta semana, porém, o treinador da seleção brasileira se explicou. Segundo Dorival, ele “nunca” participou dessas reuniões de seus comandados antes de disputas de penalidades máximas.
“É lamentar porque as pessoas fazem uma avaliação de uma foto, de um gesto, de uma palavra, de uma atitude… Só peço que exista respeito a todos os profissionais”, disse Dorival em entrevista à ESPN. Veja mais abaixo!
“Nunca participei”
Dorival Júnior continuou sua resposta detalhando o afastamento naquela cena. Segundo o treinador, ele nunca foi de participar dessas rodas dos atletas. A intenção é não incomodar ou atrapalhar o foco de seus jogadores.
“Quando atleta, sempre participei de algumas decisões de pênaltis, ficava sempre um pouco afastado, mas junto com o grupo. Ouvia aquele debate inicial, mas tentava me concentrar, havia treinado para bater, queria estar concentrado e acima de tudo, tranquilo”, começou explicando o treinador do Brasil.
“Nunca participei de rodinhas porque não quero incomodar jogadores num momento desse. Caso eu sinta que o grupo esteja nervoso ou muito tranquilo, natural que tenha que intervir. Não foi o caso, estavam muito focados, e eu já havia dito alguma coisa com jogadores em particular. Estava procurando o Alisson para uma conversa mais detalhada”, completou.
Checamos
Mas afinal, Dorival não participa mesmo de rodinhas pré-pênaltis? O Vamo Futebol foi checar nas duas disputas de penalidades máximas mais recentes enfrentadas pelo treinador. De fato, o treinador mantém distante.
Em 2023, quando comandava o São Paulo, Dorival também ficou de fora da reunião de seus comandados. O treinador aparece rodeando os jogadores tricolores. É possível ver essa imagem aos 2:52:32 do vídeo abaixo:
Já na final da Copa do Brasil de 2022, entre Flamengo e Corinthians, Dorival dá instruções de fora da roda aos flamenguistas. Apenas em certos momentos o treinador se aproxima para instruções pontuais. É possível ver essa imagem aos 1:30:56 do vídeo abaixo: