Cruzeiro perde para o Grêmio e vive drama para fugir do rebaixamento
Time mineiro foi bem no primeiro tempo, mas acabou sucumbindo no segundo, passando a depender de vitória contra Palmeiras e derrota do Ceará
A situação do Cruzeiro é desesperadora. Nesta quinta-feira, embora tenha feito um bom jogo, principalmente no primeiro tempo, a equipe acabou derrotada pelo Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre, e não depende mais de suas próprias forças para continuar na Série A do Campeonato Brasileiro.
Com 36 pontos, o time mineiro está dois atrás do Ceará e, para se manter na primeira divisão, precisa vencer o Palmeiras no Mineirão no domingo e torcer por uma derrota dos cearenses, que encaram o Botafogo na última rodada. O empate no Engenhão já é o suficiente para o Ceará se livrar, já que tem mais vitórias em relação ao Cruzeiro.
Já o Grêmio, que não tinha grandes aspirações, com a vitória chega aos 65 pontos e reassume a 4ª posição. No jogo de despedida de 2019, o time encara o Goiás fora de casa.
O jogo
Já com a vaga na fase grupos da Libertadores garantida, Renato Gaúcho decidiu poupar alguns jogadores importantes do Grêmio, como Pedro Geromal, Léo Moura, Maicon e Alisson. E o time parece ter sentido falta desses atletas, já que o Cruzeiro dominou as ações iniciais, criando chances em sequência.
A melhor delas foi aos 29. Éderson recebeu lançamento longo e ficou cara a cara com Paulo Victor. Na hora da finalização, o volante viu que o goleiro estava adiantado e tentou encobrir, mas não esperava que daria tempo do gremista se recuperar e espalmar a bola para escanteio.
Aos 32, David arriscou chute de longe, mas acabou errando o alvo, desperdiçando mais uma boa oportunidade para o Cruzeiro.
Pouco efetivo no primeiro tempo, o Grêmio voltou melhor após o intervalo. Aos 7, Everton Cebolinha recebeu e bateu cruzado, obrigando Fábio a trabalhar pela primeira vez no jogo.
O Cruzeiro voltou a ameaçar aos 13. E por pouco não abriu o placar. Egídio fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Robinho. O meia bateu para o gol, que só não saiu graças a Michel, que se jogou em frente à bola e bloqueou a finalização. Na sequência, o cruzeirense dividiu com Paulo Victor e acabou se lesionando. Como Adílson Batista já tinha feito as três substituições, a equipe ficou com um a menos em campo.
E se o time mineiro não aproveitou as suas oportunidades, acabou sendo punido aos 21. Pepê puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou. Everton fez o corta-luz e a bola ficou limpa para Ferreira, que bateu e abriu o placar em Porto Alegre.
A vantagem deixou o Grêmio mais solto. E o time foi para cima. Aos 28, Luciano tentou o chute e foi bloqueado. No lance seguinte, Everton arriscou e Fábio fez a defesa.
O segundo saiu aos 39. Pepê fez linda jogada individual, passando por três marcadores e foi derrubado dentro da área. Ele mesmo bateu o pênalti e, deslocando Fábio, anotou mais um, sacramentando a vitória.
Grêmio 0 x 2 Cruzeiro
Local: Arena do Grêmio
Data-Hora: 5 de dezembro de 2019, às 19h15.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro(GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence(GO)
VAR: Wagner Reway(PB)
Cartões Amarelos: Egídio, Ariel Cabral, Edílson, Cacá(CRU)
Cartões Vermelhos: Egídio(CRU)
Público e Renda: Pagantes: 18.306/Total: 20.454/Renda: R$ 635.190,00
Gols: Ferreira, aos 21’-2ºT(1-0), Pepê, aos 39’-2º T(2-0)
GRÊMIO: Paulo Victor; Rafael Galhardo(Patrick, aos 21’-2ºT), David Braz, Kannemann e Cortez; Michel, Matheus Henrique; Pepê, Diego Tardelli(Ferreira, aos 15’-2ºT) e Everton Cebolinha; Luciano(Isaque, aos 34’-2ºT). Técnico: Renato Gaúcho
CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral(Robinho, aos 41’-1ºT), Ederson e Orejuela(Ezequiel, aos 11’-2ºT); David e Fred(Pedro Rocha, aos 9’-2ºT). Técnico: Adílson Batista