Cruzeiro denuncia racismo sofrido por João Pedro nas redes sociais
Afastado do elenco, jogador foi alvo de comentários de cunho preconceituoso em pedido de desculpas público por questão disciplinar
Na noite do último domingo (25), o Cruzeiro se manifestou sobre o episódio de racismo sofrido pelo atacante João Pedro, nas redes sociais. O clube saiu em defesa do atleta e anunciou que tomará as “medidas cabíveis” para responsabilizar aqueles que publicaram injúrias contra o camisa 55.
“O Cruzeiro Esporte Clube informa que tomará as medidas cabíveis sobre o caso de racismo contra um de nossos atletas. Reiteramos que nossa instituição tem o compromisso de combater toda e qualquer manifestação desse tipo e não medirá esforços para tal. Racismo é crime e uma luta de todos!”, afirmou o Cabuloso nas redes sociais.
O caso de racismo ocorreu após João Pedro ficar de fora da partida entre Cruzeiro e Pouso Alegre, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Junto do companheiro Luis Fernando, ele figura em vídeo que viralizou nas redes sociais bebendo em festa noturna, às vésperas da viagem para a partida do estadual.
Com o vazamento, ambos os atletas foram afastados do elenco principal. Posteriormente às medidas tomadas pela Raposa, os jogadores divulgaram vídeos pedindo desculpas aos profissionais do time e aos torcedores. Na publicação de João Pedro, houve racismo na seção de respostas.
“Se fosse fundo preto, ia aparecer só o sorriso, uai”, chegou a afirmar um perfil no X. O dono da conta removeu o comentário e excluiu o perfil, mas outros internautas gravaram o tweet por meio de capturas de tela e cobraram punição ao responsável pela mensagem.
Situação disciplinar
Sobre a questão disciplinar envolvendo João Pedro e Luis Fernando, o Cruzeiro não disponibilizou novas informações. O técnico da equipe, Nicolás Larcamón, comentou o fato antes da vitória por 2 a 0 sobre o Pouso Alegre.
“Estamos trabalhando com eles para que possam aprender. Neste momento, estão separados do plantel”, afirmou o argentino recém-chegado ao time mineiro.
A Raposa volta a campo no próximo sábado (2), para a oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Já classificado para o mata-mata, a equipe enfrenta o Uberlândia em busca da assegurar a melhor campanha da competição.