Cinco pontos positivos na contratação de Thiago Silva pelo Fluminense
O acerto do ídolo Tricolor é significativo em fatores técnicos, táticos e fortalece ainda mais o vínculo do torcedor com o elenco
A chegada de Thiago Silva é um evento que o torcedor esperava há anos. A longevidade do jogador foi o que mais atrasou esse retorno ao Fluminense. Por ter se mantido tanto tempo em alto nível, o “Monstro”, que merece muito esse apelido, teve mercado em grandes clubes da Europa até seus 39 anos. E poderia continuar por lá, já que também recebeu ofertas para permanecer. Porém, escolheu voltar para onde tudo começou.
Mas também é essa longevidade, que atrasou a volta, justamente o que dá esperança ao torcedor que Thiago não retorna somente para encerrar a carreira.
Thiago Silva aumenta média de idade do time. Mas isso não faz tanta diferença
Existem muitas críticas ao fato da média de idade dos atletas do clube ser bem avançada. De fato é. O time considerado titular tem apenas três jogadores com menos de 30 anos. Fábio e Felipe Melo têm 43 e 40, respectivamente.
Porém, com Thiago Silva é diferente. O defensor vinha sendo titular no Chelsea. O que já é difícil para um atleta mais jovem. Aos 39 anos? E mantendo o alto nível? Um feito para poucos. Por isso, a idade do jogador não deve ser motivo de preocupação. O zagueiro tem futebol e fôlego para disputar pelo menos essa e mais uma temporada em alto nível.
Lesões aumentaram um pouco nos últimos anos, mas nada que seja preocupante
A única preocupação seria as lesões que o atleta sofreu nos seus últimos jogos, em Londres. Thiago sofreu com dores no joelho em algumas partidas ao longo da temporada e desde fevereiro, uma lesão na virilha incomodou o jogador e tirou de combate em algumas oportunidades.
Mas ao longo da sua carreira, Thiago nunca teve um histórico de contusões recorrentes. A maioria delas teve grau leve e o atleta não costuma ficar fora de combate por períodos longos. O que tranquiliza o departamento médico tricolor, que vem tendo trabalho em 2024.
Impacto defensivo de Thiago no time será significativo
E normalmente, quando um jogador é destacado pela longevidade, não se costuma pensar que ele terá impacto direto no time. É comum um atleta “mais velho” chegar para compor o elenco. Não nesse caso.
O jogador está longe de ser considerado apenas “utilizável”. Thiago chega para ser o líder desse time Tricolor tecnicamente. Ele seria titular em qualquer time do Brasil. Não existe uma linha de zaga no Brasil que ficaria pior com a entrada do defensor, que ao longo do tempo continua mantendo suas principais características que fizeram ele explodir em 2008 e ganhar o mundo: a velocidade e a precisão nos desarmes.
Thiago é um zagueiro muito veloz e dificilmente perde para atletas que abusam desse fator. Além de ter um senso de posicionamento acima da média para a posição, o que o faz ser excelente nos desarmes e no jogo aéreo.
Thiago Silva será essencial para o estilo de jogo de Fernando Diniz
Mas o principal impacto da contratação de Thiago Silva é que finalmente Fernando Diniz terá uma reposição à altura de Nino. Desde a saída do ex-capitão, o Fluminense tem sofrido para achar reposição na linha de zaga.
E o problema não é apenas defensivo. Os zagueiros são fase importante na construção de jogo ofensivo desta equipe. Por adotar um estilo que “chama o adversário” para seu campo de defesa, o Flu precisa de jogadores com um bom controle lá atrás e que tenham um rápido poder de reação. Thiago além de ser um grande defensor, também é excelente com a bola no pé. Justamente o que Diniz precisava.
Retorno de um ídolo aumenta a conexão com a torcida
Além de todos os fatores técnicos, a volta do ídolo será extremamente importante para continuar mantendo o vínculo forte que se construiu com a arquibancada nos últimos anos.
A conexão da torcida com o time aumentou muito desde a chegada de Fernando Diniz. O treinador tem um histórico de identificação com o clube e isso aproximou os Tricolores do time. A chegada de Marcelo em conjunto com as conquistas recentes fortificou esse vínculo ainda mais. O retorno de Thiago Silva também terá esse impacto.