Caiu de pé: Eliminação honrosa mostra caminhos e apresenta ‘nova estrela’ ao Athletico
O Furacão mostrou bravura, lutou e se segurou o quanto pôde, mas não conseguiu frear o ímpeto do atual vice-campeão da Conmebol Libertadores. Após empatar por 1 a 1 com o River Plate em Curitiba, a equipe rubro-negra viajou à Buenos Aires buscando uma vitória improvável para avançar às quartas de final, enredo que acabou não se confirmando: vitória argentina por 1 a 0, gol único de Nico De La Cruz, garantindo a classificação da equipe de Marcelo Gallardo.
Caímos, mas caímos de pé.
Nos superamos, mesmo contra todas as dificuldades.A vaga não veio, mas mostramos a força do Furacão. #VamosFuracão #CARPxCAP pic.twitter.com/aldgIGXOmq
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 2, 2020
A eliminatória equilibradíssima diante de uma das principais potências do continente se deu mesmo com o Furacão desfalcado de 15 jogadores, entre lesionados e contaminados pela covid-19. Suor, transpiração, aplicação tática e muita disciplina defensiva mantiveram o Furacão vivo no confronto durante grande parte dos 180 minutos. Um pouquinho mais de capricho nos contra-ataques poderia ter mudado a sorte do Rubro-Negro, no que seria um enredo apoteótico diante do cenário amplamente desfavorável.
De qualquer forma, as partidas contra o River ensinaram lições ao Furacão e mostraram o caminho a ser seguido pela equipe para a sequência da temporada. Desacreditado durante boa parte do primeiro turno, o Athletico começa a reagir no Brasileirão e, se mantiver a regularidade, tem totais condições de brigar por uma vaga no G-6 (zona de classificação à Libertadores).
Surge uma nova estrela
Bento (21 anos) foi o Destaque SofaScore de River Plate 1-0 Athletico!
👐 8 defesas (5 em chutes na área)
🙌 3 defesas difíceis
📊 89% bolas defendidas (8/9)
💯 Nota SofaScore 8.4 pic.twitter.com/hnkQLJrnid— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) December 2, 2020
Grande destaque não só do jogo da volta, mas da eliminatória como um todo, o jovem goleiro Bento sequer estava nos planos do Furacão para o elenco profissional nesta temporada. Ele subiu do Sub-20 às pressas (e logo como titular!) em virtude das baixas de Santos e Jandrei, fora de combate em virtude da covid-19.
Autor de diversas defesas difíceis em Curitiba e em Buenos Aires, Bento recebeu enormes elogios da torcida rubro-negra nas redes sociais e também de Autuori em coletiva pós-jogo: “Nada de lamentações. Não gosto de lamentar. Meu orgulho é grande. Existem partidas que você não ganha, mas há grandes vitórias dentro dela. Atuação do Bento, do Halter…”, afirmou.