As 8 imagens que resumem a festa do título da Argentina, no Catar e em Buenos Aires
Inapelável e indiscutível: com Lionel Messi em versão “maradoniana”, Di María endiabrado na final e a garotada novamente inspirada, a Argentina superou os atuais campeões do mundo em uma final dramática, conquistando, enfim, o tão sonhado tricampeonato mundial.
O título da Copa do Mundo de 2022 encerra uma espera de 36 anos para o povo argentino, que havia celebrado seu último grande título em 1986, no México.
A seguir, o 90min compila as 8 imagens que marcam a festa do título mundial da Albiceleste, com cliques feitos no Catar e em Buenos Aires, capital da Argentina:
1. Que mirás, bobo?
Deixando a timidez de lado e mostrando ao mundo uma versão sua até então “desconhecida”, Lionel Messi fez um pouco de tudo no Catar: além de decidir com gols e assistências, o camisa 10 fez faltas duras, provocou adversários e “peitou” rivais, especialmente os holandeses. Uma das “tiradas” do craque chegou a virar cartaz, que chamou atenção no Lusail.
2. Di María, sempre decisivo
Predestinado em finais pela Argentina, Fideo, que já havia sido o dono da decisão da Copa América 2021 – marcando o gol do título sobre o Brasil no Maracanã -, teve mais uma atuação soberba com a camisa albiceleste: um pênalti sofrido e um gol marcado durante o tempo regulamentar. Sua tradicional comemoração, fazendo o coração, marcou a final.
3. Da agonia ao alívio, Messi desaba
O choro de felicidade de Lionel Messi após a cobrança derradeira de Montiel, que selou a conquista do título argentino, ficará marcada como uma das imagens mais emblemáticas da história das Copas do Mundo. A carreira do camisa 10, enfim, está completa.
4. Loucura completa
Em um clique muito especial do fotógrafo Lars Baron, a total euforia celeste foi captada: em primeiro plano, Dybala e Dibu Martínez se abraçam ajoelhados, enquanto Montiel tira a camisa e é agarrado por Lautaro após o camisa 4 anotar o gol decisivo nas penalidades. Loucura total no Lusail!
5. Muchachos…
“Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar, quiero ganar la tercera, quiero ser campeón mundial… Y al Diego en cielo lo podemos ver, con don Diego y con la Tota, alentandolo a Lionel”
A música que embalou a campanha albiceleste se fez presente durante toda a final contra a França e foi a trilha sonora da conquista da equipe de Scaloni. Após o apito final, jogadores argentinos cantaram a plenos pulmões junto da arquibancada do Lusail, que novamente virou Bombonera.
6. Para Diego Maradona, com carinho
Deus para o povo argentino, Diego Armando Maradona partiu há dois anos… O Mundial do Catar também teve esse componente emocional para o grupo de Scaloni, que jogou pela memória do ídolo e pelo legado de outro gênio contemporâneo: Lionel Messi.
7. Buenos Aires em festa
No Obelisco e em outros pontos famosos de Buenos Aires, o povo argentino se reuniu, chorou, sofreu e celebrou a conquista apoteótica conduzida por Lionel Messi e cia. no Catar. A noite de domingo será longa no país vizinho…
8. No topo do mundo
Eleito sete vezes melhor jogador do mundo, Lionel Messi ainda perseguia a taça de campeão mundial. Agora, não falta nada para o jogador que mais perto parece chegar do que Pelé fez para o futebol.