Árbitro envolvido em polêmica no Brasileirão do ano passado apitará jogo entre Botafogo e São Paulo
Ramon Abatti Abel autorizou o reinício da partida entre Palmeiras e Flamengo antes da checagem completa de um encontro entre Vidal e Gómez dentro área
O árbitro Ramon Abatti Abel será o encarregado em comandar o duelo entre Botafogo e São Paulo, neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), na rodada inicial do Campeonato Brasileiro de 2023. Ele será auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Henrique Neu Ribeiro.
O catarinense de 32 anos foi o centro de uma polêmica no empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão do ano passado. Nos minutos finais da partida, Gustavo Gómez sentiu um contato de Vidal na pequena área e caiu no chão, mas nada foi marcado.
Enquanto a arbitragem de vídeo revisava o lance, Ramon Abatti Abel autorizou o reinício da partida antes mesmo da conclusão da revisão, ao mesmo tempo em que exigia um posicionamento final e assistia o Flamengo cobrar o tiro de meta. Ao fundo, é possível identificar a voz do árbitro dizendo ‘agora já foi’.
Revoltado com a condução do lance, o Palmeiras enviou ofício de reclamação para a CBF.
O último jogo do São Paulo apitado pelo catarinense foi a vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, em 6 de outubro de 2022. Do Botafogo, ele comandou a arbitragem no empate em 2 a 2 no clássico contra o Fluminense, no dia 23 do mesmo mês.
Abatti está na Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF) desde julho de 2017, na categoria AB, e tem conquistado prestígio no quadro de árbitros da CBF desde o ano passado, conquistando a indicação para o quadro da Fifa.