8 grandes jogadores que atuaram por Flamengo e Grêmio, rivais na 8ª rodada do Brasileirão
Em confronto recheado de rivalidade e grandes histórias, Flamengo e Grêmio vão cruzar caminhos no Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (13), em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Ao lado da Nação, o Rubro-Negro vai lutar para se manter na liderança do Brasileirão. A equipe aparece no topo da tabela antes do início da jornada, com 14 pontos.
Do outro lado, o Tricolor Gaúcho quer se recuperar e se distanciar da zona de rebaixamento da liga. Atualmente, o time de Porto Alegre é o 13º colocado e tem apenas seis pontos, mas com jogos a menos.
A seguir, como aquecimento para o confronto, veja 8 grandes jogadores que atuaram por Flamengo e Grêmio ao longo da história.
1. Ronaldinho Gaúcho
Um dos maiores jogadores da história do jogo, Ronaldinho surgiu para o esporte no Grêmio. O lendário camisa 10 defendeu o clube entre o fim dos anos 1990 e início da década de 2000. Muitos anos depois, após brilhar por PSG, Barcelona e Milan, já em 2011, o “Bruxo” acertou com o Flamengo. Viveu bons momentos tanto no Imortal quanto no Mais Querido.
2. Renato Portaluppi
Hoje técnico do Grêmio, Renato Gaúcho defendeu vários clubes ao longo da carreira dentro das quatro linhas. No Rio de Janeiro, passou Flamengo, Botafogo e Fluminense. Vale citar que ele também já comandou o time vermelho e preto.
3. Paulo Nunes
Cria do Flamengo, Paulo Nunes fez história no Rubro-Negro e em times como Palmeiras e Grêmio ao longo da carreira. O hoje ex-atacante conquistou muitos títulos com essas equipes. Foi um verdadeiro colecionador de taças: com o Fla, ganhou Estadual, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e ainda ergueu outras “orelhudas”; com o Imortal, venceu Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão e muito mais. Também conseguiu grandes feitos no Verdão.
4. Zinho
Zinho marcou época no futebol do Brasil entre os anos 1980 e 2000. Nesse período, o ex-meia brilhou por Flamengo, time que o revelou para o mundo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e outras equipes. É outro nome da lista com uma lista gigantesca de conquistas.
5. Léo Moura
Léo Moura representou diversos times ao longo da vida de jogador de futebol, mas seus maiores feitos foram no Flamengo e no Grêmio. O hoje ex-lateral defendeu o Fla durante uma década, entre 2005 e 2015, e depois brilhou com o uniforme do Imortal, sendo até campeão da Libertadores.
6. Everton Cebolinha
Recuperado por Tite, Everton Cebolinha vive bom momento no Flamengo. O atacante de 28 anos recuperou o bom futebol e hoje é peça essencial no XI inicial do clube, o qual defende desde 2022. Antes, o extremo passou por Grêmio e Benfica. Com o Imortal, ele conquistou diversos títulos.
7. Diego Tardelli
Entre títulos, grandes jogadas e muitos gols, Diego Tardelli escreveu uma bela história como jogador profissional. O hoje ex-atacante atuou entre os anos 2000 e 2020 e alcançou grandes feitos: foi campeão em times como São Paulo, Flamengo, Atlético-MG e Grêmio e deixou um legado no mundo da bola.
8. Diego Souza
Diego Souza colocou um ponto final em sua vida de jogador no início deste ano, quando anunciou aposentadoria. Aos 38 anos, o medalhão rodou por muitas equipes e acumulou muitas taças. Pelo Flamengo, ganhou uma Copa do Brasil. Já com o Grêmio, venceu Estaduais e Recopa Gaúcha. Também ergueu troféus com outras equipes.