4 grandes clubes da Itália que já foram rebaixados
A primeira divisão do Campeonato Italiano está repleto de grandes clubes que brigam pelos principais títulos do país e do continente. No entanto, em algumas temporadas nem todos os times considerados grandes estiveram presentes na elite do futebol italiano.
Lazio e Fiorentina estão entre os clubes tradicionais que também jogaram a segunda divisão do futebol italiano em pelo menos uma temporada. A seguir vamos refrescar a sua memória com outras campanhas que os torcedores preferiam esquecer.
1. Juventus
A Juventus é a maior campeã do futebol italiano após conquistar o Scudetto em 36 oportunidades, mas nem por isso deixou de estar em duas temporadas na segunda divisão do país. Na primeira, 2005/06, o clube foi rebaixado após ser culpado por manipulação de resultados durante este período, e foi para a segunda divisão de forma direta após o julgamento.
2. Roma
A Roma do ex-jogador Francesco Totti também sofreu a queda para a segunda divisão italiana, mas não foi no período que o grande ídolo do clube esteve com as chuteiras nos pés, mas sim na temporada 1950/51, após uma péssima campanha no torneio nacional. Desde então a equipe da capital se reergueu e nunca mais atingiu este feito negativo.
3. Milan
Assim como a Juventus em 2005/06, o Milan também teve problemas judiciais por manipulação de resultados e foi rebaixado à segunda divisão do futebol italiano em 1979/80. Além disso, dois anos depois, no período 1981/82 o clube voltou a ter problemas – desta vez dentro de campo – e foi obrigado a cair de divisão. De lá pra cá o Milan jamais voltou a estar fora da elite da Serie A.
4. Napoli
O Napoli é um dos maiores clubes da Itália, mas ao longo dos anos esteve de fora da elite em vários períodos diferentes – 1941/42, 1947/48, 1960/61, 1962/63, 1997/98 e 2000/01, a queda mais recente. Após estes vexames, o clube se reestruturou e montou boas equipes desde então, ficando entre as primeiras colocação da Serie A.