10 grandes jogadores que conquistaram a Euro Sub-21 ao longo de suas carreiras
Iniciada nesta quarta-feira (24), a expandida Eurocopa Sub-21, tradicional competição de seleções de base do Velho Continente, promete grandes emoções.
Pelo prestígio e holofotes, trata-se de uma grande oportunidade para jovens talentos em ascensão se consolidarem como referências, e para outros garotos não tão conhecidos mostrarem suas credenciais ao mundo do futebol.
Uma das provas da relevância deste torneio é a quantidade de estrelas que já passaram por ele. Hoje, relembraremos 10 grandes craques que conquistaram a Euro Sub-21 ao longo de suas carreiras:
1. Manuel Neuer
Ídolo da torcida do Bayern de Munique, lenda em seu país e referência de sua posição aos olhos do mundo, Neuer era o goleiro titular da Alemanha quando os germânicos conquistaram a Euro Sub-21 de 2009.
2. Andrea Pirlo
O histórico meia italiano, que será lembrado por muitos e muitos anos por sua classe e estilo de jogo refinado, também tem uma Euro Sub-21 em seu extenso currículo: faturou a edição de 2000.
3. Thiago Alcântara
Para alegria dos espanhóis e tristeza dos brasileiros, Thiago optou, desde muito jovem, por representar a camisa da Fúria. Foi um dos grandes nomes das campanhas vitoriosas da Espanha nas Euros Sub-21 de 2011 e 2013.
4. Eric Cantona
O polêmico e talentoso atacante francês, que marcou época com a camisa do Manchester United, fazia parte do elenco dos Bleus que conquistou a edição de 1988 da Eurocopa Sub-21.
5. Petr Čech
A República Tcheca não é uma seleção de grandes conquistas ao longo de sua história, mas em 2002, uma geração especial desbancou a favorita França na final da Euro Sub-21. Cech brilhou nas cobranças de pênaltis.
6. Serge Gnabry
O habilidoso ponta é muito valorizado no Bayern de Munique hoje, visto como uma das estrelas do elenco campeão de tudo em 2019/20. Anos atrás, levantou uma taça de peso com a Alemanha, a Euro Sub-21 de 2017.
7. Francesco Totti
É claro que a conquista mais marcante de Totti com a camisa da Azzurra foi a Copa de 2006, mas dez anos antes de sagrar-se campeão do mundo, o armador celebrou o título da Euro Sub-21 de 1996.
8. Klaas-Jan Huntelaar
O centroavante holandês, que está próximo de adentrar o ‘clube dos 500‘ – mira a marca de 500 gols na carreira -, era o camisa 9 da Holanda que ergueu a Euro Sub-21 de 2006. Tornou-se um grande artilheiro.
9. Fabio Cannavaro
Imparável no início dos anos 90, a Itália faturou sua terceira Euro Sub-21 em 1996, com uma geração de ouro do gol ao ataque. Além do já citado Totti, outro campeão do mundo que fazia parte daquela seleção da Azzurra era Fabio Cannavaro, eleito o craque da competição.
10. David De Gea
Fechamos essa lista com o grande goleiro do Manchester United, que assim como Thiago Alcântara, tem um bicampeonato de Euro Sub-21 no currículo: foi campeão em 2011 e 2013.