Taylor Swift em SP: Produtora promete reforçar esquema de segurança
Em um comunicado enviado para a imprensa, nesta quinta-feira 23 de novembro, a T4F, responsável pela turnê The Eras Tour de Taylor Swift, voltou a informar sobre medidas tomadas após o lamentável incidente que terminou com a morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, na sexta-feira, 17, primeiro dia de apresentação no Rio de Janeiro.
O esforço da produtora acontece tardiamente, quase uma semana após a morte de Ana Clara. Até então a empresa não se preocupou de oferecer qualquer auxílio a família da fã em assuntos emergenciais como o traslado do corpo para o Mato Grosso, processo que foi custeado por fãs da cantora e demais brasileiros que aderiram a uma campanha criada nas redes sociais para arrecadar o dinheiro necessário para arcar com os custos. A ação conseguiu levantar R$ 30 mil em cerca de 12 horas e custeou o traslado.
Novas Medidas
A produtora informa que reforçou seus cuidados para os shows dos dias 24, 25 e 26 de novembro, em São Paulo. A “equipe de apoio foi ampliada para orientação ao público, distribuição de água e cobertura médica”.
Ainda segundo a T4F, ëquipes realizarão a distribuição de água gratuita nas filas e nas entradas do estádio. Os pontos de fornecimento gratuito de água também estarão à disposição do público durante o evento, além dos bebedouros do estádio”.
Ao contrário do ocorrido no primeiro dia de show, agora será permitida a entrada com copos de água plásticos descartáveis e de alimentos industrializados, desde que estejam lacrados por recomendações de segurança. “Garrafas de água plásticas flexíveis lacradas também serão autorizadas no acesso. É vedado qualquer outro material como metal, alumínio e garrafas térmicas”, informa.
O comunicado também esclarece o publico sobre a “importância de manter-se hidratado e bem alimentado” e informa que as “previsões meteorológicas indicam temperaturas amenas e possibilidade de chuva, por isso recomendamos aos espectadores que tragam capa de chuva”.
Reforço Policial
A Polícia Militar promete reforçar o policiamento na região do 4º Batalhão, responsável pela região onde está localizada a Arena Allianz Parque. A produtora comunica também que “policiais da CAEP (Companhia de Ações Especiais) estarão no local prestando apoio ao policiamento territorial” e o 2º Batalhão de Polícia de Choque “também poderá atuar em caso de necessidade”. Representantes da Prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Civil Metropolitana (GCM) completam a equipe.
O pronunciamento da T4F:
“Olá a todos, eu sou o Serafim Abreu, CEO da Time for Fun, e decidi gravar esse vídeo para falar diretamente com nossos consumidores, parceiros, fãs e público em geral sobre os acontecimentos da turnê de Taylor Swift no Rio de Janeiro. Nós sabemos a enorme responsabilidade que temos ao organizar um evento desse porte, por isso não economizamos esforços e recursos para seguir sempre as melhores práticas mundiais do setor para garantir conforto e segurança para todos. Ainda assim, nós enfrentamos dias de calor extremo no último final de semana no Rio de Janeiro, com uma sensação térmica altíssima e sem precedentes.
Sim, reconhecemos que poderíamos ter tomado algumas ações alternativas, adicionais a todas as outras que fizemos, como, por exemplo, criar locais de sombra nas áreas externas, alterar o horário dos shows inicialmente programados e enfatizar mais a permissão de engraçar com copos de águas descartáveis. Esse aprendizado nos fez incorporar novas práticas para eventos em dias de calor extremo, como fizemos imediatamente no show seguinte. Sabemos que, com as mudanças climáticas que estamos vivendo, esses episódios serão cada vez mais frequentes. Entendemos também que todo setor precisa repensar a sua atuação diante dessa nova realidade.
De qualquer forma, quero aqui pedir desculpas a todos que não tiveram a melhor experiência possível. Entregar o melhor evento sempre será o nosso compromisso. Também peço desculpas pela demora em realizar essa manifestação pública, pois nosso foco estava em incorporar os aprendizados que tivemos. Infelizmente, pela primeira vez em mais de quarenta anos de atuação, tivemos uma fatalidade em um evento organizado pela Time for Fun. Estamos absolutamente desolados, muito tristes com a perda da jovem Ana Clara, apesar do pronto atendimento e de todos os esforços realizados pelas equipes médicas no evento e no hospital. À família de Ana Clara, quero expressar os nossos mais sinceros sentimentos. Coloco aqui agora publicamente a nossa disposição em prestar assistência no que for necessário, como já dissemos diretamente para os membros da família e para o advogado que os representa, por telefone, por escrito, desde o ocorrido.
Entendemos a profunda dor dessa perda irreparável. Respeitamos a privacidade da família e reforçamos mais uma vez nossa disposição em colaborar. Quero também assegurar a todos os fãs que irão ao show da Taylor Swift em São Paulo, que estamos trabalhando para proporcionar uma noite emocionante e memorável. Para os shows do Allianz Parque, seguimos o novo posicionamento das autoridades. Está permitido a entrada de garrafas de águas plásticas flexíveis, além dos copos de água descartáveis que sempre foram liberados. Todas as orientações para o show serão amplamente divulgadas em nossas redes para que todo mundo possa vivenciar a melhor experiência possível. Muito obrigado”.
Nos comentários, muitos internautas criticaram o posicionamento da empresa. “Gostaria muito de saber que copos de água foram esses que sempre foram oferecidos? Você quis dizer sempre foram vendidos né?! Irresponsáveis”, escreveu uma internauta.