Polêmica no BBB24: Fernanda é a acusada de xenofobia por comentários sobre Davi
Em uma conversa que rapidamente tomou as redes sociais, Fernanda, participante do Big Brother Brasil 24, encontrou-se no centro de uma polêmica após fazer comentários sobre Davi. Durante um bate-papo na academia com Michel e Pitel, ela fez uma comparação questionável, rapidamente condenada pelos internautas.
Comparação controversa
A polêmica começou quando Fernanda comparou Davi, que é de Salvador, Bahia, ao participante Nizan. Ela mencionou o local de origem de Davi de uma maneira que foi considerada desrespeitosa. “Vai comparar também o Davi, que deve ter vindo do ‘c* da Bahia’, com o Nizam, que viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas… É complicado. O garoto (Nizan) tem uma educação impecável, fala nove línguas, viu de tudo um pouco”, disse Fernanda.
Reações nervosas
Não demorou muito para que a fala de Fernanda repercutisse nas redes sociais, especificamente no X (antigo Twitter), onde a discussão sobre xenofobia e respeito às diferentes culturas e origens ganhou destaque. Alguns usuários defenderam a diversidade e riqueza da Bahia, especialmente de Cajazeiras, bairro onde Davi cresceu.
Uma usuária destacou: “E essa é Cajazeiras… Bairro do Davi… O C* da Bahia para uns. Cajazeira é maior bairro do Brasil. Tão grande que se divide da Cajazeiras 1 a 14 e tem 1 milhão de pessoas. Cheio de memórias, de um povo aguerrido, que não tem medo de viver. Xenofobia é crime e não gíria”.
Outro fã reforçou a importância de Salvador, mencionando uma visita surpresa de Beyonce à cidade: “O C* da Bahia é tão grande que foi o destino que a Beyonce veio de surpresa. Amor respeita Salvador”.
Pitel chora com recados no Almoço do Anjo
Diversidade de opiniões
Apesar da controvérsia, nem todos viram os comentários de Fernanda como problemáticos. Alguns internautas argumentaram que expressões semelhantes são usadas coloquialmente para se referir à distância ou ao isolamento de um lugar, sem intenção de ofender. “Eu falo assim direto, falando do meu próprio bairro”, compartilhou um usuário, enquanto outro adicionou: “Falo ‘c* do mundo’ quando algum lugar é longe para mim”.