Led Zeppelin vence acusação de plágio de ‘Stairway to Heaven’
Banda britânica havia sido acusada de copiar trecho de uma música do grupo Spirit
Led Zeppelin venceu a batalha de direitos autorais de ‘Stairway to Heaven’ definitivamente. A banda havia sido acusada de plagiar um trecho de uma música do grupo americano Spirit.
De acordo com a BBC, o processo foi aberto em 2014. O Led Zeppelin já havia ganhado o caso em 2016; porém, representantes de Randy Wolfe, antigo membro do Spirit, haviam pedido que a decisão fosse reconsiderada.
Advogados do espólio de Wolfe argumentaram que a banda britânica e havia tocado na mesma casa de shows que o Spirit em 1970, um ano antes de ‘Stairway to Heaven’ ser lançada. No julgamento original do caso, o baixista do grupo americano, Mark Andes, também alegou que havia conhecido o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, em um show.
Plant insistiu que não se lembrava de ter conhecido Andes, e Jimmy Paige, guitarrista do Led Zeppelin, disse que só conheceu a música que teria sido plagiada – chamada ‘Taurus’ – há menos de uma década. “Nunca soube que eu já tinha escutado antes”, defendeu.
O júri apontou que Plant e Paige certamente já haviam ouvido ‘Taurus’ antes, mas decidiu que o trecho da música que teria sido plagiado é uma composição já conhecida e utilizada há séculos. Assim, foi decidido que as músicas das duas bandas de rock “não eram intrinsicamente similares”, e a Suprema Corte se recusou a reanalisar o caso.
‘Stairway to Heaven’ é um dos maiores sucessos da carreira do Led Zeppelin, e é considerada como uma das maiores músicas da história do rock. Escute abaixo: