Novela brasileira teve personagem em homenagem a Tina Turner; relembre
'Cambalacho', escrita por Silvio de Abreu em 1986, trouxe Regina Casé no papel de Tina Pepper
O sucesso de Tina Turner na década de 1980 fez com que o escritor Silvio de Abreu criasse uma personagem com visual inspirado no da cantora. Na novela Cambalacho, exibida entre março e outubro de 1986, a personagem Tina Pepper, vivida por Regina Casé, era fã da estrela internacional, que morreu aos 83 anos de idade nesta quarta-feira (24).
“Era um personagem muito popular, da periferia de São Paulo e conquistou essas meninas todas que queriam ser famosas e não se viam na TV. Tenho orgulho que na ficção estou a serviço dessas pessoas e dessas ideias. Fui durante muito tempo porta-voz dessas meninas que estavam invisíveis”, disse Regina, em entrevista recente ao Conversa com Bial.
Quando Tina completou 80 anos de idade, Regina a homenageou em uma publicação, afirmando que a atriz era sua “musa máxima”. “Cambalacho, em 1986, foi a primeira novela que fiz com toda a liberdade. Já não havia a censura. Falamos da moral do país, da falta de dinheiro e da falta de caráter do brasileiro”, afirma o autor Silvio de Abreu ao livro Autores – Histórias da Teledramaturgia.
O desempenho da atriz como Tina Pepper fez com que ela tivesse seu talento reconhecido por Silvio de Abreu. O autor, inclusive, quis repetir a parceria profissional com Regina, atualmente no ar como a vilã Zoé em Todas as Flores. “Ela fez maravilhosamente bem a Tina Pepper e escrevi a Fefê (Fedora Abdalla), de Sassaricando, para a Regina. Ela não pode fazer o papel e convidei a Cristina Pereira”, completa.