Internado há três meses, Chiquinho Scarpa lamenta: “Estou perdendo festas”
Chiquinho Scarpa, de 70 anos, segue internado há mais de três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, o empresário conversou com OFuxico por telefone após passar por seis cirurgias e ficar intubado em estado grave.
De bom humor e falante, um dos nomes mais conhecidos da alta sociedade brasileira lamentou o tempo de hospitalização dizendo estar perdendo muitas festas. “É uma pena, perdi uma porção de coisa boa. Festa em Marrakesh, duas festas em Londres, casamentos”, contou. “Nunca tinha ligado o nome à pessoa: você é ‘paciente’, nesse caso, é preciso ter paciência”.
Chiquinho deu entrada na unidade médica no dia 4 de abril após apresentar uma grave infecção urinária. Teve ainda um quadro de diverticulite (inflamação do quadro digestivo). O empresário segue tendo problemas com a cicatrização das cirurgias, por isso ainda não recebeu alta.
“A coisa mais idiota do mundo: uma bolinha da diverticulite entrou dentro da bexiga e deu uma confusão tremenda, operei seis vezes e tive que abrir, tive que fazer plástica. Então, o médico disse: ‘olha, não se opera mais’. Estou aqui com um buraquinho [na região da barriga] que está saindo um líquido. Dos seis, cinco cicatrizaram. Preciso esperar parar esse líquido para ter alta”, explicou. “Se até a semana que vem esse troço não parar de escorrer eu vou para casa. Eu mesmo ponho uma gaze, um esparadrapo e ponto”, acrescentou.
Para passar o tempo, Chiquinho montou um pequeno escritório com computador na sala pegada ao quarto. “É onde eu faço meu trabalho e me exercito uma hora por dia fazendo ginástica”, contou.
Disposto a uma boa conversa, o empresário contou sobre a famosa bandeira com três faixas verticais, azul, branca e verde e um brasão da família no centro, localizada na mansão de luxo no bairro do Jardim América, onde mora em São Paulo. “Quando eu saio, ela fica guardada. Representa que eu não estou em casa. E dia desses ouvi dizer que eu talvez pudesse ter vendido a casa, que eu tinha sumido”, contou ele, aos risos, querendo dizer que está vivo.
Famoso não só pelas festas, mas também pelas várias namoradas e romances polêmicos que teve, empresário emendou o papo dizendo ter tomado uma decisão: “Não vai mais namorar e nem querer ter filhos. Já decidi, ponto. Filho enche o saco de pai, pai enche o saco de filho. Já desisti dessa parte, ponto ”, finalizou o empresário, mostrando todo o seu bom humor e longe de querer mais falar sobre doença.
OUTRAS INTERVENÇÕES
Em 2016, Chiquinho teve uma obstrução entre o estômago e o intestino, fazendo com que o empresário fosse parar na mesa de cirurgia. Naquela época, em um período de um ano e meio, Chiquinho já havia passado por três internações. Em entrevista à Veja, ele contou ter chegado a unidade médica vomitando água. “O Raul (Cutait, médico gastroenterologista) me enfiou um tudo no nariz para retirar quatro litros de água”. Depois, realizou uma cirurgia para desobstruir a passagem entre o estômago e o intestino.
Ainda naquela época, Chiquinho contou que fez uma operação para perder peso. Ele tirou cerca de 6 metros do intestino grosso. “Não absorvo as 2500 calorias que eu como por dia. Passei dos 115 quilos para os 75. Disseram que desrespeitei ordens médicas ao tomar excesso de líquido. Mentira. Quase morri – recebi extrema-unção de um padre amigo da família duas vezes – por contrair uma bactéria raríssima, até então só encontrada na Índia e Estados Unidos”.
Em junho de 2010, Chiquinho voltou novamente a ser operado, daquela vez seria uma hérnia.
Chiquinho Scarpa é um dos nomes mais conhecidos da alta sociedade brasileira. Ele sempre esteve presente nas rodas mais badalas da cidade, além de ter tido casamentos com mulheres mais jovens.