Fernanda Montenegro e mais artistas vão à inauguração de placa em homenagem a Gilberto Braga no Rio

Condecoração foi fixada em frente ao prédio onde o novelista morava, no Arpoador, e de onde ele escreveu várias das suas tramas que marcaram época

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, homenageou, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, nesta segunda-feira (8), o novelista Gilberto Bragaque morreu em outubro do ano passado, aos 75 anos de idade. Foi fixada uma placa em frente ao prédio de número 137 da Avenida Francisco Bhering, no Arpoador, Zona Sul da cidade, no edifício em que o autor de Vale TudoDancin’days’ Celebridade morou e escreveu várias das suas tramas que marcaram época.

A cerimônia contou com a presença de familiares de Gilberto, como o viúvo Edgar Moura Brasil e a irmã do autor, Rosa Maria Araújo, além de amigos, como Fernanda MontenegroDeborah Evelyn e Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, entre outros.

Na placa, está escrito: “Gilberto Braga (1943 – 2019). Carioca apaixonado pelo Rio, consagrado escritor de novelas, mudou a televisão brasileira denunciando preconceitos e divertindo o Brasil por 50 anos com obras como: Dancin’days’, Vale Tudo, Anos Dourados, Anos Rebeldes e Celebridade. Morador do Arpoador, via o mar da janela pensando em seus personagens. Eduardo Paes (Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, agosto de 2022.

A iniciativa atendeu a um pedido de Rosa Maria Araújo. “Essa homenagem veio a calhar, Gilberto iria gostar muito. A paixão dele pelo Rio, nós víamos a cada vez que ele viajava. Ele dizia: o melhor é voltar para o Rio, voltar para casa”, recordou ela. “Gilberto foi um grande criador e um grande carioca. Agradecemos muito à Prefeitura por essa homenagem e temos certeza de que ele vai ficar aqui para sempre”, acrescentou. Edgar também aprovou. “Estou supercontente com essa homenagem, porque aqui era o lugar que Gilberto mais gostava. Fica em frente ao escritório dele, onde ele olhava a praia e ficava bolando os personagens todos”, disse ele.

Fernanda Montenegro lembrou o talento do novelista, que ela conheceu no início dos anos 1960. “Gilberto Braga sempre se interessou pela cultura e fez trabalhos inesquecíveis. O Arpoador está se tornando um espaço que é referência para a cultura: já tínhamos o Millôr, mais adiante, e agora temos Gilberto Braga. A gente se comove com essa homenagem, porque ele merece. Quem passear por aqui, vai ter que dar uma paradinha e ler uma saudação a esse criador, escritor, dramaturgo e novelista”, afirmou ela.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistaquem
você pode gostar também