Com ou sem língua: Atores opinam sobre beijo técnico na TV
Bruno Gagliasso, Paolla Oliveira e Caio Castro comentam como são feitas as gravações de cenas românticas
O Dia do Beijo, celebrado em 13 de abril, inspira famosos a compartilhar fotos românticas, assim como lembranças de beijos históricos de casais de novelas. Para gravar as cenas, os atores contam com diferentes direcionamentos, de acordo com a faixa da horário e a proposta da trama.
Quem reuniu opiniões de diferentes artistas para comentar sobre o tão falado beijo técnico:
Bruno Gagliasso: “Essa história de beijo técnico é o maior papo-furado, o que existe é beijo. E existem várias maneiras de beijar. Beijo técnico é uma maneira delicada e inteligente de se falar que é um beijo sem sentimento. Há cenas que exigem que seja um beijo com a língua, só que é feio, então, é pouco usado na televisão”, disse.
Paolla Oliveira. “Claro que existe beijo técnico ou teria outro nome. Pode ser uma cena íntima e difícil, mas a gente acaba se acostumando.”
Caio Castro: “O beijo técnico pode ter língua ou não. Depende do tipo de cena. Tem cenas que não tem nada a ver ter língua nem necessidade. Já em outras, se não aparecer língua fica tecnicamente falso.”
Rafa Kalimann: Antes de decidir investir na carreira de atriz na televisão, a influenciadora participou de um clipe musical com o sertanejo Leo Chaves. “Foi bom ter eu feito o clipe com Léo justamente para ver como funciona, perceber que sou desprendida. Foi o meu primeiro beijo técnico.”
Thiago Martins: É do time que acredita em beijo técnico e, inclusive, tranquilizou a cantora Anitta nas cenas de paixão que protagonizaram na novela Amor de Mãe, em 2019. “Ela estava nervosa porque nunca havia atuado. Tentei fazer o máximo para que ela ficasse tranquila. Foi respeitoso. Ela foi uma querida, uma parceira.”
Fernanda Motta: A modelo e apresentadora estreou como atriz em Totalmente Demais. Na novela, teve cenas românticas com o ator Fábio Assunção. “Nunca tinha dado beijo técnico, mas foi tranquilo. Tem tanta gente envolvida, no estúdio, que chega a ser bizarro. Nem parece beijo, é muito técnico mesmo.”
Juliana Paes comentou que o verdadeiro segredo para ir bem nesse tipo de cena é não ir com tanta vontade para cima do colega de trabalho. “Reza a cartilha de bons modos que o indicado é você não entrar muito. Tenta deixar a linguinha retraída,”, afirmou ao programa Jojo Onze e Meia.
Andréia Horta: Quando fazia parte do elenco de Império e fazia cenas românticas com Joaquim Lopes, a atriz chegou a afirmar, durante entrevista ao programa Mais Você, que há cenas que favorecem o uso de língua. “A língua é bem-vinda no beijo”, disse.
Marcos Pasquim: “Acho que todo beijo é técnico. Tem a técnica de você colocar a língua, tem também a técnica de não se colocar a língua. É assim que funciona para mim. Na verdade, eu gosto mesmo muito é de beijar com língua, mas tem sempre aquela pessoa que diz não gostar, daí a gente tem que fazer sem língua.”
Cristiana Oliveira: “Eu só dou beijo técnico. A única pessoa que meteu a língua foi o Vitor Fasano. Era o jeito dele de tentar fazer a cena ficar verdadeira.”
Monica Carvalho: “Teve novela em que rolou (beijo com língua). O diretor pediu para a gente fazer bem verdadeiro, sabe? Era par romântico com o Angelo Paes Leme em Caminhos do Coração [Record, 2007]. Eu fazia uma vilã e tentava o tempo todo seduzir ele. Tiveram cenas que foram um pouco mais fortes, mas isso foi combinado. Porque, se me botar a língua sem estar combinado, aí eu não gosto. O ator tem que respeitar, é na profissão isso. Existe o beijo técnico”, disse em entrevista ao podcast Papagaio Falante.
Maisa: “O beijo técnico é ensaiado, tem todo um posicionamento favorecendo a câmera, a luz, tem uma duração, envolve um monte de coisa. Você não vai colocar a língua, mas tem alguns atores que colocam sim, eu já vi.”