Claudia Raia é denunciada por exercício ilegal de profissão
Conselho Regional de Educação Física publicou que a atriz utilizou as redes sociais para dar dicas de exercícios físicos sem ser formada na área
O Conselho Regional de Educação Física (CREF1) publicou em seu site que Claudia Raia foi denunciada pela prática ilegal da profissão.
Segundo o órgão que regula e fiscaliza esse segmento profissional, a atriz usou as redes sociais para ensinar exercícios, mas sem ser formada na área.
Desde março, o CREF1 tem recebido vídeos e links que mostram Claudia promovendo esse tipo de conteúdo no Instagram.
“Como se comprova através dos links, a Denunciada (a atriz) começa o vídeo explanando que está iniciando com um aquecimento que pode ser realizado de qualquer jeito por quem está acompanhando. Cita como exemplo: pular corda ou com um deslocamento frontal e lateral, que nada mais é do que uma corrida para frente e para trás ou de um lado para o outro e polichinelos (…) Não podemos permitir que, reiteradamente, pessoas não habilitadas exerçam ilegalmente a profissão na prestação dos serviços à sociedade, como se Profissionais de Educação Física fossem”, diz um trecho do documento.
“Fato é que o Conselho Denunciante tem empenhado todos os esforços para intensificar a fiscalização do exercício profissional, proporcionando a toda a sociedade a prática segura da atividade física, através de profissionais habilitados para promoção da qualidade de vida e saúde. Porém, muito embora os esforços desta Autarquia Federal no combate ao exercício ilegal de profissão, contravenção penal prevista no art. 47 da LCP, essa nova modalidade de infração por meio de ambientes virtuais, softwares e comercialização de programas de treinamentos por pessoas não habilitadas tem sido uma crescente e tem dificultado a efetiva fiscalização por parte do CREF1”, finaliza o documento.
A assessoria de imprensa de Claudia Raia emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e rebate as acusações. “Claudia Raia tem muito apreço e respeito pelos professores de edução física e instrutores e por muitos anos é acompanhada por seu personal trainer Tonhão (que está com ela há 20 anos). Sempre que faz algum exercício físico que é gravado, Claudia está sendo orientada e supervisionada por um profissional. Como profissional da arte, atriz e bailarina, que tem seu corpo como ferramenta de trabalho, ela tem consciência sobre o assunto e sempre alerta seu público sobre a necessidade de se exercitar sob supervisão e orientação profissionais. Inclusive nos referidos vídeos (citados pela CRF1), Claudia estava fazendo um treino do profissional de educação física Marcos Prado (professor de seu marido, Jarbas Homem de Mello) que estava monitorando o treino por videochamada”, explicou.