Brigitte Macron: 5 razões que fazem dela uma primeira-dama brilhante e empoderada
Dona de uma carreira e uma vida pessoal bem-sucedida, a francesa de 64 anos foi alvo de ageísmo, machismo, misoginia nas redes sociais
Neste final de semana, a primeira dama da França, Brigitte Macron foi alvo de piada feita pelo presidente a Jair Bolsonaro através das redes sociais ao comentar o post de um seguidor, que sugeria que o presidente francês Emmanuel Macron teria inveja de Bolsonaro por ele ter se casado com uma mulher mais nova.
Nem é necessário dizer que os comentários causaram enorme constrangimento perante a comunidade política internacional e um tremenda saia-justa diplomática.
Se você não conhece ainda primeira-dama francesa, listamos cinco momentos de sua vida em que ela mostra orgulho de sua idade e de sua história.
Carreira
Professora de literatura francesa e latina, ela também é professora de teatro. Brigitte apareceu pela primeira vez em público quando Macron foi nomeado ministro da Economia, em 2014. Ela deixou o emprego de professora um ano depois, para apoiar o marido.
Vida pessoal
Brigitte, de 64 anos, conheceu Emmanuel Macron (39) quando ele tinha ele tinha 15 anos e ela, uma 40. Professora, na época ela dirigia o clube de teatro da escola e ele dividia a sala de aula com uma de suas filhas. Com 17 anos de idade, Emmanuel disse que iria se casar com ela. “Pouco a pouco, ele superou todas as minhas resistências”, disse ela em entrevista. “Ele não era adolescente, tinha uma relação de igualdade com outros adultos.
Dez anos depois, ela se divorciou do marido e eles se casaram.
Feminismo
Em um dos discursos da campanha presidencial, ela deixou claro que não seria apenas uma figura decorativa. “Eu estou envolvida em tudo que se refere a ele há 20 anos”, disse. “As pessoas ficam surpresas que as mulheres estejam sempre ao lado de seus maridos. É hora de as coisas evoluírem.”
Família
Brigitte tem três filhos do primeiro casamento e sete netos. No início a famíli foi contra a união. Mas durante o casamento, em 2007, o presidente francês fez um discurso agradecendo a família e as crianças pelo apoio. Não somos um”casal normal – mesmo que eu não goste dessa palavra – mas nós somos um casal que existe.”
Moda
Apesar de seus interesses principais serem literatura e educação, a moda também está no seu radar e Brigitte é habitué da cena fashion parisiense. Aliás, desde que virou uma figura pública, ela tem chamado atenção por seu estilo, já descrito pelas editoras de moda francesas como “boho chic” e “moderno”. Saltos, vestidos sem mangas, calças de couro e peças de marcas como Louis Vuitton, Dior e Balmain, ela usa tudo.