BBB23: Participantes quebram pratos na festa grega de Bruna
A festa da Líder Bruna Griphao teve tema grego, por causa da origem da família da atriz. Então, looks, imagens e cenários inspirados no país europeu apareceram na decoração. Claro, a sister se encantou com os detalhes e as imagens que a produção conseguiu dela para produzir o evento. Um momento peculiar agradou a quase todos na casa do BBB23.
Durante ação patrocinada, os confinados fizeram uma quebradeira de pratos, uma tradição milenar da Grécia. Em um círculo, todos jogaram pratos no chão, mandando todos os pensamentos e energias negativas embora. A brincadeira rendeu risadas e até algumas indiretas no jogo. Vale lembrar, os pratos que jogaram eram cenográficos, feitos de açúcar.
Cara de Sapato pediu que parassem de dar “mala” a ele no Queridômetro, Marvvila e Amanda também disseram estar cansadas de receber “planta”. Domitila reclamou por estar na Xepa e de não ter ganhado nenhuma Prova do Líder até agora.
A reclamação de Ricardo Alface, contudo, foi a mais ácida: ele disse que não quer mais precisar de um psiquiatra. Ele trouxe à tona a briga com Cezar Black, quando o brother disse que ele precisava procurar ajuda médica por causa de seu comportamento na casa.
Enquanto os participantes se divertiam quebrando pratos, Key e Black olhavam do lado de fora da brincadeira. Emparedados, os dois não entraram no clima da festa. Alguns minutos depois, o enfermeiro até deixou a atleta sozinha e foi curtir a companhia dos outros participantes. Afinal, até os colegas de seu grupo brincavam na roda.
DE ONDE VEM A TRADIÇÃO?
Quebrar pratos é uma tradição milenar grega. Imagina-se que existe há mais de 4 mil anos na região. Ninguém sabe muito bem a origem, mas a ideia é espantar maus-espíritos, fazer pedidos e até reclamações sobre os assuntos mais diversos.
Atualmente, é comum casais fazerem isso em cerimônias de casamento, para que o casal possa começar a vida nova sem qualquer agouro que possam carregar. No começo do século passado, faziam isso na porta dos novos casais, mas a tradição foi evoluindo ao longo dos anos. Em restaurantes e bares, os gregos costumam jogar fores em vez de pratos para evitar clientes feridos.