Escola de Lagoa do Tocantins dá exemplos de gestão de recursos públicos

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Na Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, localizada no município de Lagoa do Tocantins, a gestora Cleidiane Pinto de Oliveira e a coordenadora financeira, Sueli Schuch, estão realizando uma gestão participativa, democrática e eficiente. A escola inicia o ano letivo com recursos disponíveis para aquisição de produtos da alimentação escolar e dos materiais pedagógicos necessários para o início das aulas e, ainda, restou R$ 20 mil, que está sendo aplicado numa pequena reforma da unidade de ensino. São recursos provenientes do Programa Gestão Escolar Compartilhada.

Começar o ano com as contas em dia está sendo possível graças ao planejamento financeiro realizado pela coordenação financeira. “Faço planilhas com a receita e os gastos, apresentamos para a equipe da escola e para a Associação de Apoio à Escola. Todas as vezes que adquirimos um produto, sempre buscamos o menor preço e essa negociação traz sempre bons resultados”, revelou Sueli.

Esse planejamento financeiro começa no uso consciente da energia elétrica e da água. “Estamos tendo o cuidado constante com as lâmpadas, para apagá-las sempre que sair das salas, e desligar os aparelhos ligados desnecessariamente. E isso ajuda, e muito, no processo de economia dos recursos da escola”, explicou a coordenadora financeira.

A unidade escolar também firmou parcerias com o comércio local, com as igrejas, com as instituições municipais e com a Polícia Militar e formou uma rede de colaboradores, que são coparticipantes nas ações da escola, promovendo a participação da comunidade escolar nas atividades promovidas pela escola.

Reforma

Com recursos próprios, a gestão da escola está ampliando o muro da escola e construindo uma guarita. Além disso, revitalizou os jardins, a horta escolar e realizou a revisão de todo o telhado.

Pedagógico

A maior reforma da escola, contudo, está sendo no setor pedagógico, pois a gestora adquiriu novos materiais destinados a melhorar a qualidade das aulas. Outra iniciativa é criar alternativas para valorizar os estudantes que estão apresentando êxito nos estudos. No segundo semestre do ano passado, foi criado o projeto Aluno Nota 10, com a premiação de cupons para os estudantes que apresentaram esforço e comprometimento com a escola. No final, foram premiados uma bicicleta e um tablet, entre os alunos que tinham os cupons.

Também foi desenvolvido um trabalho de ciências e os estudantes que se destacaram nas atividades ganharam um passeio turístico realizado em Palmas.

“O nosso foco é a aprendizagem do aluno, estamos comemorando muitas vitórias e estamos confiantes numa melhora constante”, frisou a diretora Cleidiane.

A Escola Salmon de Brito conta com 450 estudantes matriculados e oferece ensino do 6º ao 9º do ensino fundamental e o ensino médio.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte folhacapital
você pode gostar também