Como se preparar para as questões de poesia no Enem
Treinar a habilidade de leitura e fazer questões antigas pode ajudar muito na hora da prova
Apoesia é, essencialmente, um texto escrito em versos. O gênero literário é cobrado regularmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, apesar de não ser possível saber exatamente quais poesias cairão na prova, os estudantes ainda podem se preparar para ir bem no tema.
O grande segredo para acertar as questões de poesia no Enem é interpretação de texto, o que exige habilidade de leitura. “Às vezes o aluno fica tentando adivinhar o que vai cair, mas não tem como apontar isso. Então, ler qualquer tipo de poema aumenta a capacidade de leitura para a prova”, diz o professor de literatura Eduardo Calbucci. Isso acontece principalmente em questões com poesias do século 20 e contemporâneas, que incluem nomes como Manuel Bandeira.
Segundo a professora de literatura Cláudia Abuchaim, é preciso ter uma atenção redobrada porque, às vezes, a questão tem uma alternativa que é correta sobre a poesia, mas que não responde exatamente à pergunta. “A dica é ler com muita atenção o enunciado antes de ler a poesia”, diz Abuchaim.“É óbvio que se o vestibulando conhecer o poema ou o poeta fica mais fácil. Mas não perca o foco da pergunta: o Enem é interpretativo.”
Mas a prova também pode cobrar questões que demandam um conhecimento prévio. De acordo com Calbucci, isso acontece quando a poesia é usada como pretexto para fazer um questionamento sobre o autor ou sobre a época — o que não exige tanta interpretação daquele fragmento poético.
Por isso, o aluno precisa conhecer as características de cada época e das poesias para saber qual movimento elas representam, como barroco, arcadismo, romantismo, simbolismo, parnasianismo e modernismo. “Dominando essas características eles vão conseguir responder às questões”, diz o professor.
Drummond
Não podemos falar de poesia sem falar de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros e que é cobrado regularmente no vestibular. “Ele lança o primeiro livro em 1930 e caminha com a humanidade. É um poeta do povo, falando de todos os sentimentos desde a década de 30 até a de 80, que é a morte dele”, diz Abuchaim.
Para a professora, a dica é estudar Drummond desde o primeiro livro, Alguma Poesia, e um pouco de sua biografia, já que ele é extramemente autoral em suas obras.
Correção do Enem
Também é preciso levar em consideração que a pontuação do Enem é dada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que é considerada a coerência dos acertos do vestibulando. Isso significa que, se a pessoa acertar uma questão difícil mas errar as fáceis, isso não será visto como coerente e sua nota será menor do que a de um aluno que acertou as questões fáceis e errou uma difícil.
Segundo Calbucci, as perguntas com poesia costumam estar classificadas como difíceis, então o ideal é não perder muito tempo nelas. “As questões que os vestibulandos devem acertar primeiro são as fáceis e médias, e deixar para fazer as difíceis com calma no final da prova.”, explica o professor. “Mesmo que o aluno tenha que chutar essas questões, elas terão menos impacto do que se ele errar uma fácil.”
Questões anteriores
Uma outra forma de estudar para o Enem é fazendo exercícios que caíram nos últimos anos. Atenção: a resposta está na legenda das imagens.
*Com supervisão de Luiza Monteiro
2018
2017
2016