Com Michelle, Bolsonaro lança política de educação especial
Primeira-dama participou da apresentação fazendo seu discurso de abertura em libras destacando a importância da inclusão
O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta quarta-feira (30) a Política Nacional de Educação Especial. A abertura contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que fez a tradução em libras de seu discurso.
Segundo o seu pronunciamemto, os estudantes poderão escolher entre estudar em uma escola regular ou uma escola bilíngue de libras e português.
A primeira-dama, muito emocionada, destacou que a política de ensino dá mais visibilidade a questão da acessibilidade e integra as pessoas surdas na sociedade.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que a política é “equitativa e inclusiva e para toda a vida”. Ribeiro também destacou a criação de classes e escolas bilíngues de surdos. “Acredito que essa política é um avanço na área da educação, mas também econômica e cultural.”
Após os pronunciamentos, Bolsonaro assinou o decreto que institui a PNEE (Política Nacional da Educação Especial) que foi criada após consulta pública em 2018, ainda no governo de Michel Temer.
O texto é resultado de visitas técnicas em todas as regiões brasileiras e elaborado com base de estudos; levantamentos; discussões; relatório de consultorias e escuta de segmentos sociais interessados na educação especial como familiares e educadores.