Temporada de balanços: 19% dos resultados estão abaixo das expectativas

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Relatório divulgado hoje pela XP mostra que 76% das empresas cobertas pela corretora registram no terceiro trimestre lucros operacionais (Ebtida) maiores que o esperado. Outros 5% foram em linha com o esperado e 19% ficaram abaixo.

A temporada de divulgação de balanços começou no dia 22 de outubro. De lá para cá, 60% das empresas listadas no Ibovespa já reportaram seus resultados.

Quando se trata da receita, a XP informa que 67% das empresas tiveram resultado acima de suas expectativas, 24% em linha e 10% abaixo.

Quais os setores que se destacaram? Os destaques positivos ficaram com: Agro, Alimentos & Bebidas, Financeiro, Imobiliário, Saúde, Transporte & Logística, e Bens de Capital.

Já nos destaques negativos estão a maioria das empresas de Mineração & Siderurgia, Elétricas e Saneamento.

“De destaques negativos, 3 das 4 empresas do setor de Mineração & Siderurgia reportaram Ebitda abaixo das nossas projeções, que foram Vale (VALE3), Usiminas (USIM5), e CSN Mineração (CMIN3). Em Elétricas, 4 de 6 empresas divulgaram resultados abaixo das estimativas, com destaque a AES Brasil (AESB3) e Omega (OMGE3). A única empresa que divulgou resultados de Saneamento, Copasa (CSMG3), desapontou expectativas também”, afirma relatório assinado por Fernando Ferreira, estrategista-chefe, e Jennie Li, estrategista de ações.

O que mexeu com a bolsa neste trimestre? Os analistas dizem que os mercados no Brasil andaram na contramão do mundo. “Domesticamente, incertezas quanto à trajetória fiscal e manutenção (ou não) do teto de gastos, pressões inflacionárias levando a taxas de juros mais alta, preocupações com uma crise hídrica, projeções menores para o crescimento em 2022, e o aumento de tensões políticas pressionaram os ativos brasileiros”, afirmam no relatório.

Tudo isso afetou as projeções de lucros para daqui a 12 meses, 2022 e 2023, que começaram a estagnar e cair marginalmente. “Desde o início da temporada de resultados ao final de outubro, as estimativas do consenso para o Lucro Por Ação (LPA) do Ibovespa para os próximos 12 meses, para 2021 e para 2022, praticamente andaram de lado, caindo entre -0,2% e -0,7%.”

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte 6minutos
você pode gostar também