Restrições sanitárias na China prejudicaram o turismo no feriado prolongado

Número de viagens caiu 16,7% em relação ao ano passado e a receita recuou 22,8%

-- Publicidade --

-- Publicidade --

A continuidade da política do governo chinês de intensificar restrições à população – com várias cidades sob lockdown – para conter a disseminação da variante Omicron da covid-19 no país, continua a afetar a economia. Desta vez, quem sofreu foi a atividade turística.

Durante o Festival de Meio Outono, também conhecido Festival da Lua, que se estendeu do sábado (10) até a segunda-feira (12), o número de viagens encolheu e a receita da atividade turística recuou.

Segundo dados do Ministério da Cultura e Turismo, o número de viagens feitas por turistas interno caiu 16,7% em relação ao ano passado, para 73,4 milhões durante o feriado. As receitas desse turismo doméstico, por sua vez, encolheram 22,8%, para 28,68 bilhões de yuans (US$ 4,14 bilhões).

As viagens por estradas caíram 37%, para 48,18 milhões, e as de barco recuaram 15%, para 1,54 milhão, informou uma televisão estatal.

O feriado é famoso por levar muitos chineses para visitar suas famílias em outras províncias. Locais especializados em passeios noturnos e com lagos e rios, como Hangzhou, Guangzhou, Xangai e Nanjing sofreram muito com as restrições sanitárias.

O controle permanece rígido. Na capital Pequim, as pessoas que retornam ao trabalho nesta terça-feira (13) precisam apresentar resultados negativos de testes realizados em 48 horas, em comparação com as 72 horas exigidas antes.

As autoridades também pediram às pessoas que se abstenham de viagens não essenciais no período que antecede o feriado de uma semana do Dia Nacional no próximo mês e para o Congresso do Partido Comunista, em meados de outubro.

Mesmo quem preferiu ficar em casa não aproveitou o tempo para o lazer de ir ao cinema, por exemplo. A bilheteria do final de semana prolongado foi de 370 milhões de yuans (US$ 53,44 milhões), a menor desde 2017, segundo dados do site de ingressos de cinema Maoyan. E o número de visitas ao cinema, de cerca de 9,2 milhões de pessoas, foi o menor desde 2013.

Um dado positivo no período foi o das compras online. A autoridade postal da China disse que lidou com quase 1,8 bilhão de pacotes durante o feriado, dado semelhante ao ano passado. E os números de 2021 superaram em mais de 90% dos níveis de 2019, de acordo com um relatório oficial.

(Com agências)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte infomoney
você pode gostar também