Petrobras diz que está com estoques de petróleo baixos após exportações
Roberto Castello Branco disse que a empresa conseguiu reduzir o estoque o total, mesmo em meio à crise do coronavírus
Com fortes exportações para a China, a Petrobras conseguiu reduzir substancialmente seus estoques de petróleo, mesmo em meio a uma crise provocada pelo coronavírus em muitos mercados de combustíveis, disse o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, nesta segunda-feira (1º).
Em videoconferência promovida pela FGV Energia, ele explicou que, diante de uma greve de petroleiros da companhia em fevereiro, a empresa por cautela acumulou estoques. Logo em seguida veio a crise do coronavírus. Mas, com vendas externas, a empresa conseguiu reduzir o total estocado.
“Com exportações de petróleo cru e óleo combustível, conseguimos eliminar o excesso de estoques e hoje estamos com estoques bastante baixos”, afirmou o executivo, lembrando que a demanda da Ásia, especialmente da China, está impulsionando as exportações da empresa.
Castello Branco recordou que a companhia teve uma “excelente” performance em abril, com embarques recordes puxados pelo grande cliente de commodities, a China.
Ele não citou os embarques de maio da empresa. Mas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo governo, houve um forte crescimento das exportações brasileiras, para 8,4 milhões de toneladas, ante 4,8 milhões no mesmo mês de 2019.
Copyright © Thomson Reuters.