IBGE divulga taxa de desemprego de outubro nesta quinta-feira; saiba o que esperar

A projeção do mercado financeiro é que a taxa fique em 7,7%

-- Publicidade --

-- Publicidade --

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE, será divulgada nesta quinta-feira, 30, e vai revelar a taxa de desemprego do Brasil no trimestre encerrado em outubro. A projeção do mercado financeiro é que a taxa fique em 7,7%.

Além de mostrar o número de desocupados, a pesquisa também revela a quantidade da população ocupada, desalentados — – pessoas que desistiram de procurar emprego porque não tem esperanças de que irão encontrar –, taxa de informalidade e renda media real

No terceiro trimestre de 2023 a taxa de desemprego ficou em 7,7%. O resultado representou um recorde de histórico de trabalhadores ocupados e o patamar mais baixo de desemprego desde 2012. O número de desempregados recuou e chegou a 8,3 milhões de pessoas, enquanto o número de ocupados chegou a 99,8 milhões de pessoas.

Qual a diferença dos dados do Caged e da PNAD

Os dados do Caged consideram somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os trabalhadores informais. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), mostram toda a força de trabalho do país, seja formal ou informal, além do número de desalentados. Por conta disso, os resultados não são comparáveis.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte exame
você pode gostar também