IBGE cancela processo seletivo de 204 mil vagas para o Censo 2022
Órgão selecionará outra empresa para organizar a seleção de recenseadores e agentes censitários
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta 2ª feira (18.out.2021) o cancelamento do processo seletivo do Censo 2022. O órgão fará outra seleção de recenseadores e agentes censitários.
Segundo o IBGE, o contrato que definia o Cebraspe como a empresa organizadora do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 termina nesta 2ª feira (18.out) e não será prorrogado. Por isso, o processo “passará à condição de cancelado”.
Em nota, o Cebraspe disse que os diálogos com o IBGE já apontavam para a “decisão consensual de não prorrogar o contrato”. A empresa afirmou que, “em decorrência da pandemia de covid-19, as condições estabelecidas há quase dois anos pelos documentos contratuais tornaram inviável a realização do certame na conjuntura atual”.
Todos que pagaram as taxas de inscrição do processo seletivo serão reembolsados. “Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas”, afirmou o IBGE.
O IBGE abriu 204 mil vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários em fevereiro, mas suspendeu o processo seletivo em abril devido ao adiamento do Censo. Nesta 2ª feira (18.out), disse que já está tomando providências para selecionar outra empresa para organizar o processo seletivo.
O Censo Demográfico estava previsto para 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de covid-19 e da redução do orçamento destinado à pesquisa. O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o governo reserve os recursos necessários para a realização do Censo no Orçamento de 2022. A AGU (Advocacia Geral da União) confirmou a destinação de R$ 2,3 bilhões para o Censo 2022 na semana passada.