Focus divulgará projeções para inflação de serviços e de alimentação
Relatório do BC também terá estimativas para IPCA de administrados e IPCA de preços livres
O Boletim Focus, o relatório semanal do BC (Banco Central) com as estimativas do mercado, divulgará as projeções para os índices de preços dos serviços e da alimentação no domicílio. O anúncio foi feito pela autoridade monetária nesta 5ª feira (16.set.2021). Eis a íntegra do comunicado (45 KB).
A medida vai aumentar o leque de informações sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país. O documento terá também estimativas dos economistas em relação ao IPCA dos preços administrados, que são aqueles estabelecidos em contratos por governos e estatais, como energia elétrica e gasolina, e os preços livres.
O relatório é publicado sempre na 2ª feira e resume desde 2000 as projeções estatísticas de analistas consultados pela autoridade monetária. É possível conhecer as instituições que mais acertam aqui. A coleta das novas projeções começou a ser feita desde 3ª feira (14.set.2021).
O Banco Central também vai ampliar as estimativas disponíveis para o PIB:
despesa de consumo das famílias;
despesa de consumo da administração pública;
FBCF (formação bruta de capital fixo);
exportações e importações de bens e serviços.
Para os dados do IPCA, o Focus terá projeções mensais e anuais. Até agora, os preços administrados eram coletados só em horizontes anuais.
A taxa de desocupação, divulgada pelo IBGE, terá coleta para projeções mensais e anuais. Quanto aos novos segmentos do PIB, serão coletadas projeções para a variação anual.