Com leve melhora nos indicadores, pesquisa da Fieto mostra falta de confiança do empresário
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Tocantins registrou crescimento de 5,6 pontos em junho, quando comparado com o mês anterior, ao alcançar 47 pontos. No entanto, a situação continua demonstrando falta de confiança, uma vez que não foi alcançada a linha de 50 pontos. Segundo a metodologia da pesquisa, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), valores a partir de 50 pontos indicariam confiança dos empresários consultados.
“A economia ainda vive um momento difícil com a pandemia do coronavírus, como mostra o ICEI no Tocantins que ainda está abaixo de 50 pontos. Mas percebemos que alguns setores já estão conseguindo se adaptar às limitações causadas pela pandemia e a confiança do empresário já começa a dar sinais de melhora”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Magno Martins Pires.
O ICEI é composto de dois indicadores: o de Condições Atuais que registrou 37,1 pontos e o de Expectativas que chegou a 51,9 pontos. Em junho, ambos registraram crescimento considerável em relação ao mês passado de 7,6 e 4,6 pontos, respectivamente, contribuindo para a melhoria do resultado do ICEI. A falta de confiança também é sentida pelos empresários no cenário nacional em que o ICEI atingiu 41,2 pontos em junho.
A pesquisa no Tocantins é feita por meio de resposta das empresas, online ou via telefone, e contou com uma amostra de 85 indústrias, sendo 59 de pequeno porte e 26 de médio e grande porte. O período de coleta foi de 1 a 10 de junho de 2020. A pesquisa completa está disponível no site www.fieto.com.br link Estudos e Pesquisas.