Para ler já: 7 livros indicados por Michelle Obama
No dia do aniversário da advogada e escritora, selecionamos suas leituras preferidas para você ter também na sua cabeceira
Ao contrário do que faz Barack Obama, Michelle não divulga os seus livros prediletos anualmente – mas isso não quer dizer que ela não os tenha. Fomos atrás de suas indicações mais recentes e descobrimos as leituras preferidas da advogada e escritora.
Em uma entrevista ao The New York Times em 2018, Michelle Obama revelou que prefere dedicar o seu tempo livre nas férias ou então em longas viagens para as leituras – e que prefere os livros que tenham um toque de humor. “Mesmo que ele aborde assuntos sérios, acho que ainda deve ser divertido de ler”, disse.
Abaixo, você confere sete leituras marcantes para Michelle Obama para você investir em 2021!
1. Um Casamento Americano – Tayari Jones
O romance é de 2018 e conta a história de um casal americano negro que é separado por circunstâncias imprevisíveis. A obra também já esteve na lista das leituras favoritas de Obama, que analisou como “um retrato emocionante das consequências de uma condenação injusta na vida de um jovem casal afro-americano”. Também marcou presença no clube do livro de Oprah Winfrey.
2. Dentes Brancos – Zadie Smith
Michelle contou que é fã de Zadie Smith e de como a autora inglesa consegue escrever sobre forças tão complexas. Em “Dentes brancos”, Zadie narra a relação de dois amigos que se conhecem durante a Segunda Guerra Mundial, se separam após o confronto e se reencontram 30 anos depois.
3. Comunidade – Ann Patchett
Romance recente, “Comunidade” é um dos livros mais aclamados da premiada autora Ann Patchett. A obra foi publicada em 2016 e narra a história de duas famílias, com traições e ligações de amor que unem a todos – com toques de diversão, beleza e tragédia. Já foi considerado best-seller pela Amazon e pelo The New York Times.
4. Conversas Que Tive Comigo – Nelson Mandela
Este é um dos livros de cabeceira de Michelle. Ao lado de sua cama, ela guarda uma edição autografada pelo próprio Nelson Mandela desta obra, que é uma espécie de coleção de seus escritos e discursos. “Gosto de folhear de vez em quando. Parece me dar uma dose de impulso extra quando eu preciso”, disse.
5. Canção de Solomon – Toni Morrison
Mas, afinal, qual é o livro preferido de Michelle Obama? Não sabemos ao certo, mas “Canção de Solomon” com certeza é um forte candidato já que a ex-primeira-dama já leu a obra pelo menos três vezes. Toni Morrison venceu o prêmio Nobel de Literatura de 1993 e, neste livro, fala de personagens negros durante as décadas de 30 a 60 em um Estados Unidos racista.
6. As Vinhas da Ira – John Steinbeck
O livro venceu o Prêmio Pulitzer como melhor ficção e retrata o confronto entre indivíduo e sociedade. Expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, a família Joad vai tentar a vida como boias-frias em plantações de frutas da Califórnia.
7. A Vida de Pi – Yann Martel
O livro, que deu origem ao filme “As Aventuras de Pi”, é considerado um dos mais importantes do século e narra a história de um menino indiano que fica à deriva em um bote com um tigre, um orangotango, uma zebra e uma hiena.