Por 8 a 0, vereadora é eleita prefeita de Araguanã para mandato-tampão após morte de gestor
A vereadora de primeiro mandato Irene Rodrigues (PSD) foi eleita prefeita do município de Araguanã, no norte do estado, para o mandato-tampão que vai até 31 de dezembro deste ano.
A eleição indireta ocorreu na manhã deste domingo (2), na Câmara Municipal, e a nova gestora já foi empossada no cargo . A vice é Maria de Lourdes Fortaleza (DEM).
É a primeira vez que uma mulher é eleita para comandar a cidade. O placar da votação foi 8 a 0. No pleito indireto, apenas os vereadores podem votar.
A outra chapa, encabeçada pela ex-primeira-dama do município, Raimunda da Silva Leite (PSC), não recebeu nenhum voto.
A eleição foi convocada depois que o prefeito eleito em 2016, Fernando do Osmar (PSD), renunciou ao cargo em dezembro de 2017 e o vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), morreu vítima de complicações da Covid-19 após passar um mês internado em um hospital de Araguaína.
Durante a internação de Hernandes, o cargo de prefeito chegou a ser ocupado interinamente pelo presidente da Câmara Cícero Cruz de Araújo (PDT), mas ele também faleceu após sofrer um infarto fulminante na saída de um restaurante em Araguaína. Com isso, a vice-presidente da Câmara assumiu o comando do município e agora foi eleita para o mandato-tampão.
A nova prefeita disse que vai priorizar o atendimento à população, a valorização dos servidores públicos e o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
“Já estamos fazendo o possível e o impossível. Temos o decreto do uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e isolamento. A prioridade é tratar bem nossa comunidade, em especial nossos servidores públicos”, disse Irene Rodrigues.