A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). Ela está grávida e por isso só recebeu a primeira dose em agosto, depois da liberação pelo médico que a atende. A aplicação da D2 foi na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Júnior, na Arso 41 (antiga 403 Sul).
A prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar a redução do intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que era de 60 dias e agora passa a ser de apenas 21 dias.
“Para estarmos verdadeiramente seguros, precisamos concluir o esquema vacinal. A segunda dose e a de reforço são essenciais para a eficácia da imunização. Peço que agendem, procurem os postinhos e demais pontos de vacinação e concluam seus esquemas vacinais. Dessa forma, poderemos, muito em breve, voltar à normalidade”, disse a prefeita.
A gestação da prefeita está na 33ª semana. Por causa da gestação, ela foi imunizada com a vacina da Pfizer, que é a única sendo usada para grávidas e puérperas em Palmas. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura.
O portal Vacina Já, administrado pela prefeitura, informa que na capital já foram aplicadas 337.088 doses de vacinas, das quais 209.981 são referentes à primeira dose; 120.065 à segunda dose ou dose única; e 7.042 referentes à dose de reforço.